Lorenzetti destaca: “Já foram executados mais de 85 km de asfalto em Paranavaí”

Acompanhado pelos secretários Eurípedes Lemes Silva (Infraestrutura) e Moacir Maciel (Desenvolvimento Urbano), o prefeito Rogério Lorenzetti realizou uma série de visitas em obras de infraestrutura, ontem, e conversou com moradores que estão sendo beneficiados com obras de galerias, pavimentação e calçamento, financiadas pelo PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.
“Era um barro imenso aqui no Jardim Social (Distrito de Sumaré). Há sete anos que moro aqui e estava convivendo com esse problema. Hoje, eu e meus vizinhos estamos felizes e gratos ao prefeito por ter investido na qualidade de vida em nosso bairro”, comenta a moradora Célia Paviani.
Somando todos os investimentos, são mais de R$ 50 milhões que serão injetados em obras de pavimentação e recape em Paranavaí.
Quando tudo for concluído, o município de Paranavaí terá 95% de suas vias asfaltadas – em 2009, esse número não chegava a 60%. Pelo menos dois bairros – o Jardim Ipê (na Zona Leste) e o Jardim Morumbi (na Zona Norte) – serão pavimentados por completo.
As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura.
“Durante muitos anos fizemos campanhas aqui e nunca prometi asfalto, pelo fato de não saber se teria o recurso necessário para fazer em toda cidade. Hoje posso dizer que até o final desta administração, vamos pavimentar cerca de 40% dos bairros de Paranavaí. Até agora já foram feitos 85 km de asfalto (como ir daqui a Jandaia do Sul). Estou com a consciência tranquila de que fiz um belo trabalho, e não só eu, como os moradores do Distrito de Sumaré também podem ficar tranquilos porque todo o bairro será pavimentado”, garante Lorenzetti.
Segundo ele, grande parte das ruas que estão enfrentando problemas com a degradação precoce do asfalto, foi feita com espessura de 2 cm, abaixo do ideal para sua resistência.
“Hoje Paranavaí tem uma grande dificuldade em relação a asfaltos antigos, porque eles eram feitos com espessura de 2 cm, o que faz com que o tempo de vida dele seja pouco, gerando degradação precoce. Esse tipo de problema não veremos nesses asfaltos que estamos fazendo, porque são de qualidade, com 5 cm de espessura, garantindo durabilidade entre 20 a 30 anos”, frisa.
Outra via de acesso ao Centro, a Rua Odinot Machado (Jardim Itaipu) também está passando pelo processo de pavimentação. “Nasci em Paranavaí, tenho 71 anos e nunca vi a cidade com tantas obras como agora. Eu morava no São Jorge e agora mudei pra cá. Fico feliz em poder ver que as ruas aqui estão sendo pavimentadas. Não terei problemas com o ar seco que estava por conta da poeira”, avalia o morador José Jorge.
MORUMBI – Saulo Silva tem um açougue na Rua João Pereira Costa. Ele aponta que estava sem condições de trabalhar por conta da poeira, e que agora tudo melhorou. “Ficou muito feliz. Agora está ‘Zero Bala’. As vendas no meu estabelecimento melhoraram 100%. É bonito de ver o Morumbi crescendo tanto. Eu moro aqui desde criança e nunca tinha visto algo igual”, destaca.
A Avenida Domingos Sanches, outro importante acesso ao Jardim Morumbi, também está recebendo obras de pavimentação e calçamento, deixando para trás um problema antigo com o atolamento constante de carros no local. “Vão acabar os problemas nessa avenida. E agora estamos tentando trazer uma escola em tempo integral para o bairro, ou seja, os investimentos não vão parar”, finaliza Lorenzetti.
ESTRADA VELHA SÃO JOÃO – A Rua José Dato, conhecida como prolongamento da Estrada Velha São João, está recebendo os serviços de recuperação executados pela equipe de Infraestrutura. Há três meses, por causa das chuvas fortes, o canal por onde passa o Rio Paranavaizinho foi rompido. “Acredito que em 30 dias todo o trabalho de recuperação estará pronto”, enfatiza o secretário de Infraestrutura da Prefeitura, Eurípedes Lemes Silva.