Conferência Municipal debate saúde pública em Paranavaí

Começa hoje, às 19h30, a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Paranavaí. Trata-se de uma oportunidade para toda a população apresentar propostas, sugestões e críticas às políticas públicas voltadas para a área da saúde, momento ideal para reivindicar direitos.
O evento será na sede da Universidade Paranaense (Unipar) e terá a participação do promotor Marco Aurélio Teixeira, coordenador das Promotorias de Defesa da Saúde do Paraná, que fará a palestra de abertura.
A organização da Conferência Municipal de Saúde é resultado de um trabalho conjunto entre a Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde (CMS). A expectativa é que além de profissionais e gestores, o evento reúna usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Diretora de Planejamento da Secretaria de Saúde e presidente da Comissão Executiva da Conferência Municipal de Saúde, Carla Daniele de Oliveira disse que as propostas elaboradas e apresentadas durante o evento serão votadas e poderão compor o Plano Municipal de Saúde. Esse documento guiará as ações do Poder Executivo nos próximos anos.
De acordo com o presidente do CMS, Waldur Trentini, 11 pré-conferências foram realizadas em Paranavaí, com o objetivo de envolver o maior número de pessoas nos debates. Assim, chegando aos bairros e distritos, foi possível conhecer diferentes opiniões e anseios dos paranavaienses.
PROGRAMAÇÃO – Além das atividades de hoje, a Conferência Municipal de Saúde terá uma ampla programação no sábado, começando às 8 horas e se estendendo até 18 horas. Haverá palestras e trabalhos em grupo, para que os participantes elaborem propostas que serão votadas em seguida.
Também no sábado serão homologados os órgãos, entidades e instituições que poderão indicar representantes para compor a próxima diretoria do Conselho Municipal de Saúde, na gestão 2015/2017.