Comandante do 8º BPM relata aumento de ocorrências neste ano

A sede do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi o local escolhido, ontem, para mais uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M). A descentralização das reuniões é uma solicitação do presidente do GGI-M, o prefeito Rogério Lorenzetti, e tem por objetivo fazer com que os integrantes da entidade conheçam e se familiarizem com os equipamentos públicos, suas equipes e formas de atuação para a garantia da segurança e do bem-estar público.
Os integrantes do gabinete foram recebidos pelo comandante do 8º BPM, major Ademar Paschoal, que fez um balanço do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Polícia Militar em Paranavaí e região, e apresentou os candidatos aprovados em concurso que estão participando do curso de formação da Guarda Municipal, que está sendo conduzido pela PM.
Segundo Paschoal, a mudança na metodologia de registro das ocorrências, somado ao esforço e comprometimento dos policiais que diariamente saem às ruas para garantir a segurança da população, fez com que a PM registrasse um aumento de ocorrências nos primeiros cinco meses deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado.
Em números gerais, foram registradas 3.269 ocorrências (abordagem de suspeitos, dano, ameaça, furto, roubo, apoio a outros órgãos, etc.) e 677 prisões e apreensões de janeiro a maio deste ano, contra 2.024 ocorrências e 499 prisões e apreensões no mesmo período de 2014.
Neste sentido, o major elogiou e agradeceu a parceria da Polícia Civil, comandada pelo delegado-chefe Luiz Carlos Mânica, que realizou o trabalho de investigação que resultou na prisão de dezenas de pessoas e inclusive de algumas quadrilhas.
CÂMARA TÉCNICA DE PREVENÇÃO – Durante a reunião, o presidente do GGI-M, o prefeito Rogério Lorenzetti, apresentou os integrantes da Câmara Técnica de Prevenção, que servirá para debater e elaborar ações que busquem prevenir situações que causem a insegurança pública.
A Câmara é composta por quatro integrantes: Cláudio Miguel de Souza, 1º tenente Claudes de Araújo (Polícia Militar), Hélio Vanderlei Araújo (Polícia Civil) e Rogério Clemente (Secretaria Municipal de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito).
Segundo Lorenzetti, tanto a Câmara quanto o GGI-M possibilita a união de forças, tornando possível um melhor direcionamento das ações de segurança. “Cidade segura é o nosso objetivo e isso depende de um esforço conjunto, que é o que estamos fazendo aqui. Sabemos que não há como eliminar totalmente a violência, mas podemos, através de ações conjuntas, melhorar a sensação de segurança no nosso município”, salientou o prefeito.
SOBRE O GGI – O GGI-M é um fórum deliberativo e executivo composto por representantes do poder público e por representantes de diferentes entidades com atuação na área da promoção da segurança pública. (Ass./Pref.)