Alunos da rede estadual retomam rotina diária em escolas da região

Ontem foi dia de volta às aulas para os alunos da rede estadual de ensino. Ao todo, são 18 mil estudantes e 1.700 professores de volta às salas de aula nas escolas localizadas em municípios atendidos pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranavaí, lembrando que em parte dos estabelecimentos, as atividades já tinham sido retomadas.
As informações do NRE dão conta de que não houve faltas de professores ou funcionários nesse primeiro dia de aulas após a greve. Suprimentos e materiais administrativos também estavam em dia.
Entre as 46 escolas estaduais da região, 27 já estavam funcionando normalmente nos últimos dias de greve. Outras dez mantinham as atividades parcialmente. Apenas nove, a maioria em Paranavaí e Nova Esperança, estavam completamente paradas.
Agora, as equipes pedagógicas de cada estabelecimento terão até o dia 19 de junho para elaborarem o novo calendário letivo, contendo os dias para as reposições das aulas. Terminado o prazo, caberá ao NRE fazer a homologação das propostas, até o dia 25 de junho.
GREVE – Para reivindicar reajuste salarial, a manutenção de direitos e garantir que não houvesse mudanças no sistema previdenciário dos servidores públicos estaduais, professores e funcionários das escolas entraram em greve no dia 9 de fevereiro. Retomaram as atividades em 12 de março. Depois, iniciaram mais uma etapa da greve, que foi de 27 de abril a 9 de junho.