Plano definirá metas educacionais para os próximos 10 anos

A Comissão Organizadora e Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Educação realizou ontem Audiência Pública, aberta para toda a comunidade, para discutir as propostas que farão parte do projeto de elaboração do Plano Municipal de Educação (PME).
O Plano definirá as metas educacionais para todas as esferas de educação de Paranavaí para os próximos 10 anos.
Na abertura, a secretária de Educação, Cida Gonçalves, disse que “um projeto feito a muitas mãos, com a participação não só dos representantes e profissionais envolvidos no setor, mas de toda a sociedade. É um plano do município e não da rede municipal de ensino, porque abrange todas as esferas educacionais, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior”.
Ela acrescentou que a Comissão já vai elaborar o documento com o Projeto de Lei para enviar a votação dos vereadores. O PME definitivo precisa estar publicado no Diário Oficial até o dia 24 de junho “para que possamos acessar o Plano de Ações Articuladas para garantir recursos para a oferta de uma educação pública de qualidade em nossa cidade”, disse a secretária.
O PME tem 20 metas específicas, abrangendo todas as esferas educacionais, mas considera três delas como destaque, que são a formação continuada, a valorização dos profissionais da educação e os financiamentos educacionais. “Sem esses três pontos não conseguimos garantir as políticas públicas de direito”, frisou a secretária.
O prefeito Rogério Lorenzetti também participou da abertura da Audiência. “É planejando, discutindo, projetando que fazemos as coisas acontecerem. Eu sou um gestor que não sabe administrar sem bons projetos, sem um plano elaborado por profissionais qualificados. O Plano Municipal de Educação é muito importante para que todas as esferas educacionais possam receber e gerir bem recursos específicos, com responsabilidade e eficiência. Elaborar um Plano como este é uma responsabilidade grande, mas é também uma garantia de que as ações da Educação poderão ser desenvolvidas com segurança e qualidade”, completou.
O PLANO – Em junho de 2014, foi aprovado o Plano Nacional de Educação (PNE) e a partir de então, foi dado um prazo de um ano para os Estados e municípios elaborarem o plano nas suas esferas de atuação.
O Plano Nacional é composto de 20 metas que serão discutidas e adequadas ao município para a elaboração do PME, que vai gerir as ações da Educação em todos os níveis por um prazo de 10 anos.