Nosso preito de gratidão aos nossos amáveis genitores Luciano e Arlete

Inicialmente pelo exemplo digno conjugal que nos enaltece e comove profundamente. Por nos estar mostrando e convivendo conosco a magnitude eterna do amor com o Rosário, a Santa Cruz, os Santos Evangelhos e o caminho da Igreja.
Agradecemos a Deus em sua infinita bondade e a Nossa Senhora de Fátima por nos ter proporcionado a alegria intensa  do nascimento de nosso pai, Luciano, em 13 de maio de 1938. Reportando-nos pela brevidade, em rápidas pinceladas, queremos  exaltar com muito orgulho e desnudada satisfação as suas atividades familiares, sociais, profissionais e religiosas em nossa comunidade, em prol do bem comum.
I-Dados: Luciano João Teixeira Xavier – nascimento em 13/05/1938 em Curitiba-PR, brasileiro; filiação: Júlio Rocha Xavier e Odette Teixeira Xavier; carteira de identidade nº 270.078 SSP-PR; CPF 003.919.809-04; carteira profissional 21.952; endereço: rua Cândido Berthier Fortes, 1696 – Centro; Fone (44) 3423-9726; registro no órgão de classe comprovado: OAB-PR 3.319.
-Da feliz união Luciano-Arlete nasceram os filhos Luciano (procurador do Estado), casado com Débora (advogada). O casal tem a filha Valentina; Alberto (médico), casado com Adriana (odontóloga). O casal tem os filhos Maria Clara, Maria Júlia e Victor; Eduardo (advogado), casado com Renata (formada em Administração). O casal tem a filha Isabeli; Luciane (médica), casada com Rodrigo (médico). O casal tem os filhos Mariana e André.

II – Graus acadêmicos:

em Economia, Ciências Contábeis e Autorais, Professor e Advogado. Em todos os cursos foi escolhido indistintamente por unanimidade como orador oficial das turmas.

III – Aperfeiçoamentos:

Participação efetiva em Ciclos de Estudos, entre outros:
-IV Ciclo de Estudos Jurídicos do Noroeste do Paraná;
-1º Encontro Regional da Associação de Juízes e Promotores de Justiça de Menores do Estado do Paraná;
-1º Ciclo de Estudos Jurídicos do Noroeste do Paraná;
-2º Ciclo de Estudos Jurídicos do Noroeste do Paraná;
– Ciclo de Estudos Jurídicos – Universidade Estadual de Maringá;
-Possui mais de 500 Cursos de Nível Universitário na área do Direito, solicitações constantes por entidades de classe, Rotary Clubes, colégios, universidades e outros, para proferir palestras.
Pela bondade e generosidade da maravilhosa comunidade paranavaiense, foi escolhido diversas vezes o Advogado do Ano, por entidades promocionais.

IV – Atividades docentes:

-Professor no Colégio Estadual Gastão Vidigal de Maringá;
-Professor do Colégio Visconde de Nacar de Maringá;
-Diretor da Escola Normal de Floraí;
-Professor – Secretaria de Educação – Curitiba;
-Professor do Colégio Estadual de Paranavaí;
-Professor da UNIPAR (Universidade Paranaense) – Câmpus Paranavaí;
-Proferiu aula inaugural na Unipar em 30/05/1996.
Reputamos como fato inédito havido com o nosso homenageado, pois lecionou desde a alfabetização até à universidade, passando por todos os segmentos, desde o Mobral, primário, exame de admissão, ginásio, científico, clássico, vestibular e universidade, como professor e diretor.

V – Atividades não Docentes e à Comunidade:

-Diretor fundador da Advog (Associação dos Advogados do Noroeste do Paraná) e seu primeiro presidente;
-Eleito primeiro presidente da Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil de Paranavaí por aclamação. No entanto como dr Romário Fernandes da Silva, de saudosa memória, portava a inscrição mais antiga da OAB, foi-lhe conferida a honraria e o nosso homenageado destinou-se a fundar a Advog, como demonstram a certidão de participação e o título de sócio benemérito.
-Na OAB foi conselheiro, vice-presidente do dr Athos Aramis Budó, assumindo a função devido ao estado de saúde abalado do digno presidente (in memoriam). Por outro lado, o nosso homenageado ocupou inúmeros cargos de representação comunitária na Subsecção da OAB de Paranavaí. Atualmente é o orador da entidade por designação do operoso e extraordinário presidente dr Anderson Donizete dos Santos e a aprovação da digna diretoria e dos nobres conselheiros de classe.
-Foi delegado regional por 10 anos da Comissão de Justiça e Paz da Diocese de Paranavaí.
-Advogado da Diocese de Paranavaí – episcopado de dom Benjamim de Sousa Gomes (in memoriam).
-Representou o bispo emérito em Itaici na reunião da CNBB, devido ao estado de saúde precário em que se encontrava.
-Quando presidente do Conselho de Cursilhos da Cristandade, com a diretoria ajudou a concluir a parte de alvenaria do Cosdipa – Centro de Obras Sociais da Diocese de Paranavaí, em plena utilidade da Pastoral da Igreja Católica, Apostólica Romana.
-Presidente do Grupo Escoteiro Guy de Larigaudie.
-Presidente do Conselho Arbitral de Paranavaí.
-Diretor Social do Harmonia Country Clube.
-Membro do Conselho de Segurança de Paranavaí.
-Matriculado sob o nº 2420 do Curso da Adesg – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.
-Sócio-fundador do Rotary Club de Paranavaí, chegando à Presidência e assumindo diversos cargos dentro do Conselho Diretor.
-Foi designado o nosso homenageado, com outros companheiros, pelo governador rotário Boulivar Penha, de saudosa memória, a fundar os Rotary Clubes de Terra Rica e São João do Caiuá, e assim procedeu até entregar as respectivas Cartas Constitutivas pelo Rotary International.
-Ao lamentar o falecimento do governador rotário Petry, de Nova Esperança, do Distrito Rotário 4630, o colegiado acenou a possibilidade do nosso homenageado assumir o que lhe restava do mandato e, por excesso de atividade profissional, como advogado e no magistério, declinou do honroso convite.
-Recebeu Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Paranavaí pelo êxito alcançado na defesa oral que fez junto ao Tribunal Regional Federal – 2ª Região – Rio de Janeiro, com repercussão nos meios jurídicos.
-Na condição de pertencer à OAB – Subsecção de Paranavaí, filiado à Advog – Associação dos Advogados do Noroeste do Paraná e ao Rotary Clube Paranavaí – Fazenda Brasileira, colaborou indistintamente no que consiste hoje a realidade do bem comum, participando de ações para instalação do IML – Instituto Médico Legal, Vara do Trabalho, Justiça Federal e Polícia Federal (com processo em andamento e com pleno sucesso).
-O nosso homenageado, quando universitário, sempre foi laureado nos cursos superiores que frequentou e, à época, como não havia concurso para juiz e promotor público, foi convidado pelas autoridades constituídas para exercer os honrados cargos, evidentemente dentro de sua preferência, declinando, porém, pois seu ideal sempre foi ser advogado.
-O Exmo Dr. Dr. Desembargador Vidal Coelho, amigo incondicional do nosso homenageado desde os tempos de Maringá, nomeou-o juiz leigo para exercer no Juizado Especial de Paranavaí o honroso mister, sendo que o prazo determinado expirou.
-Há mais de cinco décadas milita profissionalmente em toda a nossa região e território nacional, sendo um dos advogados mais antigos do nosso Estado, por Paranavaí. Em todos esses anos centenas de juízes e promotores passaram por nossa Comarca –  hoje desembargadores, procuradores, presidentes de Tribunal –  sem qualquer deslize com o nosso homenageado que, quando se dirige ao Tribunal, é exaltado pela maneira de ser e agir na conduta pessoal e processual por aqueles que aqui estiveram.

VI-Respeito e integridade:

-Por outro lado, sempre recebe destaque das autoridades constituídas – juízes, promotores de Justiça, delegados de Polícia, militar, civil, Tribunal de Justiça, Supremo Tribunal Federal – pela sua atuação; advogou em todo o período da ditadura militar sem ser molestado em sua integridade pessoal e como profissional do Direito.
-Sabemos que é um defensor implacável da nobre classe dos advogados. De sua lavra jamais, em tempo algum, saiu uma frase ou processo contra um colega; respeita intransigentemente o status da OAB.
-No Informativo da OAB “Orgulho de ser Advogado”, publicado no Diário do Noroeste, há um artigo da lavra dos nossos amados genitores, sogros, avós, com o qual pretendemos homenagear a nobre classe dos advogados (ver em outro local desta reportagem).
-Culminando com nossas homenagens, por promoção da Rede Globo, em solenidade de alto estilo, com a apresentadora Glória Maria procedendo a entrega em Curitiba, o Troféu que o nosso pai e avô recebeu como um dentre os 20 (vinte) melhores advogados do Paraná (ver foto nesta página), pois, pelo próprio ensinamento de nossos pais, sogro e sogra, avô e avó, “Ninguém está acima da Lei e do Poder – só Deus”.
Clamamos a Nossa Senhora de Fátima que cubra com o seu manto sagrado os nossos pais, Luciano e Arlete, porque os nossos ideais não seriam possíveis sem o amor, carinho, ternura, afeto que nos proporcionam em família.