Instituto Chico Mendes inicia fiscalização no Extremo-Noroeste do Paraná

No último fim de semana (dias 10, 11 e 12 de abril), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio com o apoio da Polícia Ambiental de Umuarama, deu continuidade à Operação Porto Novo na APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná.
Com início no município de Icaraíma, a as ações se estenderam até o município de Rosana (SP) no limite norte da unidade de conservação, realizando abordagens e vistorias nos portos de Querência do Norte, Porto Rico, São Pedro do Paraná, Marilena e Nova Londrina.
A operação Porto Novo teve como objetivo identificar e autuar os responsáveis por edificações construídas irregularmente e sem autorização ambiental em áreas de preservação permanente. Outras infrações, especialmente relacionadas à pesca predatória, também foram alvo da equipe do ICMBio e da Polícia Militar Ambiental de Umuarama.
Segundo a coordenação da operação, esta é a segunda fase de uma série de incursões fiscalizatórias que estão por vir na região promovidas pelo ICMBio.
A autarquia federal alerta para o fato de que muitos pescadores estão pescando irregularmente no Rio Paraná, sem atentar para as normas mais recentes de pesca que proíbem a captura de algumas espécies e restringem o tamanho de outras.
Mais de quarenta abordagens foram realizadas e além de autuações e apreensões realizadas em Icaraíma e Porto Rico, o ICMBio autuou e encaminhou à Polícia Ambiental de São Paulo dois infratores de Itaúna do Sul que estavam pescando nas proximidades da Usina Hidrelétrica de Rosana e entorno da APA Federal de e da Estação Ecológica do Caiuá.

A APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná
A unidade de conservação, também conhecida como "APA Federal" é uma área protegida de uso sustentável sob a gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, autarquia federal do Ministério do Meio Ambiente.
A APA foi criada em 30 setembro de 1997 com o intuito de ajudar a proteger o único trecho do Rio Paraná livre de barragens e servir como zona de amortecimento para o Parque Nacional de Ilha Grande (PNIG), o Parque estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI) e entorno de outras unidades de conservação como a Estação Ecológica do Caiuá.
Conhecida como “APA Federal”, apresenta uma área aproximada de 1.003.059 hectares e compreende as ilhas do Rio Paraná, as águas interiores, áreas lagunares e lacustres, várzeas, planícies de inundação e áreas adjacentes a estes ambientes, os quais estão localizados em 25 municípios brasileiros inseridos nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.