Rondon intensifica o trabalho de limpeza urbana

A Divisão do Meio Ambiente de Rondon se reuniu com Secretaria de Saúde e Divisão de Comunicação para definir diretrizes de intensificação na campanha e organização do trabalho de limpeza urbana do município. O objetivo é organizar o sistema de coleta, fortalecer a conscientização e mobilizar a sociedade, projeto que envolve a administração e a população para garantir ótimos resultados nos próximos meses.
A Divisão do Meio Ambiente já adianta o cronograma de coleta: lixo comum será coletado nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras; a coleta do lixo reciclável será as quartas-feiras, que incluem móveis e eletrodomésticos que devem ser separados dos outros recicláveis de pequeno porte. A equipe orienta a colocar o lixo reciclável para fora um dia antes do dia da coleta para que não fique exposto por longos períodos ou mesmo corra o risco de não ser coletado.
O município já garantiu novos equipamentos para a limpeza urbana e ainda deixa mais orientações para a população; galhos de árvores, folhas de coqueiro ou palmeiras, folhas de jardim, restos de poda da grama, restos de capinação de quintal e entulhos de construção civil não são caracterizados como lixo doméstico e isso requer uma coleta especial, de acordo com o cronograma especial que será lançado nas próximas semanas com mapeamento e dias da coleta.
Por enquanto, para coleta deste tipo de lixo, o Setor de Limpeza Urbana do município de Rondon orienta a população para entrar em contato com a Garagem pelo telefone (44) 3672-1693 ou ainda nos celulares do Miguel, chefe da equipe de limpeza urbana (44) 9921-0300 ou (44) 9980-0904 celular do Pedro Monteiro da Divisão do Meio Ambiente. Ou inbox por meio da página “Prefeitura Municipal de Rondon-PR” no Facebook.
A Divisão do Meio Ambiente pede que antes de descartar os entulhos, ligar na Garagem para garantir a caçamba de entulhos, o que facilita a coleta pela equipe. O setor ainda informa que novas caçambas serão adquiridas para que a demanda seja atendida de forma satisfatória. A equipe de coleta lembra a população para que quando não houver a disponibilidade de caçamba, separe entulhos como, madeira com pregos ou ferragens em geral, pelo fato de oferecerem riscos de perfuração de pneus dos maquinários ou até ferir os trabalhadores.