Funcionários do Ministério Público Federal em greve

Os servidores do Ministério Público Federal – Procuradoria da República em Paranavaí – estão em greve. Para divulgar a importância do serviço, comunicar a paralisação e buscar apoio da comunidade, eles fizeram neste final de semana uma panfletagem na Rua Rio Grande do Norte, cruzamento com a Rua Souza Naves.
Os servidores reivindicam 27% de reajuste salarial e melhoria nas condições de trabalho, dentre as quais, redução da jornada para seis horas, pagamento de hora extra por plantão, além de reajuste no auxílio-creche e auxílio-alimentação.
Técnico em segurança atuante em Paranavaí, o servidor Marcelo Volsi explica que a categoria está sem aumento real há nove anos. Com isso, a perda por conta da inflação chegaria a 56%.
Com as atividades paralisadas desde o dia 05 de fevereiro, Volsi afirma que os servidores mantêm o mínimo legal de 30% da equipe em atividade. Ainda assim, concorda, há prejuízo no fluxo normal de serviços, prejudicando muitos deles, inclusive em relação a prazos.
A manifestação em Paranavaí, iniciada anteontem no final da tarde, é estratégica e acontece simultaneamente em várias cidades. Isso porque o Congresso Nacional aprecia a Lei Orçamentária da União entre amanhã e terça-feira.
É desta votação que depende a garantia de recursos que possibilitarão os investimentos necessários, inclusive em relação aos servidores, detalha Felippe Moraes, técnico em Tecnologia da Informação, também desempenhando suas funções em Paranavaí. No total são 08 servidores na cidade. A Procuradoria abrange 24 municípios da região.