Educadores da região prometeram manter greve

Ontem pela manhã, professores e funcionários de escolas da região se reuniram em frente ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranavaí, para participarem do movimento “100 mil nas ruas”, que aconteceu em diferentes cidades do Estado. Foi mais uma ação organizada pela APP-Sindicato do Paraná desde que os profissionais entraram em greve, no dia 9 deste mês.
Os educadores levaram faixas e cartazes pedindo mudanças nas decisões do Governo do Estado, não somente em relação ao fim das propostas que reduzem os benefícios dos servidores, mas, também, nas medidas práticas já tomadas. Podem ser citadas, por exemplo, a redução no número de turmas e a falta de pagamento do terço de férias.
De acordo com a secretária de Comunicação da APP-Sindicato de Paranavaí, Luci Maria Dias Onório, os educadores também se concentraram em frente ao NRE de Loanda e realizaram passeata em Nova Londrina.
Ela garantiu que a greve será mantida pelos próximos dias. É que antes da realização de nova assembleia da categoria, a paralisação não poderá ser interrompida. Segundo ela, representantes dos educadores de diferentes cidades se reunirão em Curitiba para avaliar os resultados do movimento.
UNESPAR – Professores da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) de Paranavaí também estão em greve. Alguns se juntaram aos educadores de escolas estaduais na manhã de ontem, em frente ao NRE da cidade. Os acadêmicos também apoiam o movimento grevista em favor de melhorias na instituição.
Por outro lado, o Detran de Paranavaí funcionou normalmente ontem, enquanto outras unidades pelo Paraná interromperam o atendimento.