Urbanista classifica mudanças no trânsito como “um grande desafio”

Foi realizada ontem a cerimônia alusiva à implantação do sistema binário no trânsito da cidade. O arquiteto e urbanista maringaense, Gilberto Purpur, autor do projeto, participou do evento e destacou a atitude ousada e corajosa do prefeito Rogério Lorenzetti que, segundo ele, tem promovido mudanças muito profundas e necessárias no trânsito.
“A gente sabe que isso não é fácil, sempre existem reações contrárias, mas alguém tem que começar a fazer esse serviço. Houve uma explosão muito grande na venda de veículos nos últimos anos, não só aqui em Paranavaí, mas em todas cidades do Brasil, e o município deve estar preparado para isso”, apontou o urbanista, que classificou o projeto como “um grande desafio”.
“Paranavaí tem um sistema de trânsito bastante complexo, com cruzamentos e aproximações que são realmente um desafio, e me sinto muito gratificado de saber que isso está funcionando bem e que existe a aprovação da população”, completou Purpur.
A secretária interina de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, Selma Weber, também elogiou a coragem de Lorenzetti de implantar um projeto tão arrojado.
“Já chegamos à oitava etapa deste projeto onde, até agora, já foram investidos mais de R$ 500 mil. Mas não vamos parar por aqui, pretendemos dar continuidade no sentido de sempre garantir o bom fluxo de veículos e a segurança de todos no trânsito”, afirmou Selma, que também falou em nome do secretário de Desenvolvimento Urbano, Moacir Maciel.
Para Lorenzetti, a cerimônia, embora simples, é de grande importância porque representa o futuro de Paranavaí.
“Estamos sendo elogiados por empresários e lideranças pelas ações ousadas que estamos tomando nessa administração no sentido de fazer as coisas que são necessárias e urgentes. Isso me faz ter ainda mais convicção que estamos agindo à frente de nosso tempo, pensando nos paranavaienses que ainda nem nasceram e que em alguns anos estarão aqui colhendo os frutos do planejamento que estamos fazendo para a cidade”, avaliou o prefeito.
Ele agradeceu o trabalho dos agentes e orientadores da Diretoria de Trânsito (Ditran), que vem garantindo a organização do trânsito e o bom andamento do sistema binário, e destacou que, em breve, outras medidas serão adotadas no sentido de poder ajustar todas as mudanças ao comportamento dos motoristas e pedestres.
“Entendendo que a vocação de Paranavaí é para o crescimento e temos que nos preparar para isso. […] Temos que ter um trânsito que privilegie a vida, que coloque a vida na preferencial, como é o lema da Ditran, mas que também possa dar escoamento rápido a quem precisa se deslocar pela cidade, para que no futuro não soframos com engarrafamentos e outros problemas”, concluiu Lorenzetti.
A cerimônia, que aconteceu no cruzamento da Avenida Paraná com a Rua Getúlio Vargas, contou ainda com a participação do vice-prefeito de Paranavaí, Rubens Felippe, do engenheiro responsável pela execução do projeto, Cássio Peron (da Sedur), do comandante do 8º BPM, Major Ademar Paschoal, além de servidores, secretários municipais e lideranças.