Proximidade do Carnaval faz aumentar a necessidade de doações de sangue

Com o Carnaval se aproximando, a necessidade de doadores de sangue aumenta. É que nesta época do ano, mais pessoas viajam e com o fluxo maior de automóveis nas estradas, o índice de acidentes também cresce. Dependendo do estado das vítimas, a reposição sanguínea é preponderante.
Pensando nisso, a responsável técnica pelo Hemonúcleo Regional de Paranavaí, Maria Luísa Peron, convocou os doadores de sangue: “É sempre importante que façam doações”, disse. Segundo ela, apesar de o estoque atual ser considerado razoável existem campanhas junto às secretarias municipais de Saúde para atrair mais voluntários.
O procedimento leva em média 40 minutos, desde a triagem feita por um médico até a liberação do doador. Homens podem doar até quatro vezes por ano. Mulheres, no máximo três vezes. É preciso ter pelo menos 55 quilos, estar em boas condições de saúde e ter se alimentado antes da doação.
Pessoas com mais de 18 anos devem apresentar um documento oficial com foto. Os doadores com 16 e 17 anos precisam, ainda, estar acompanhados pelos pais ou por responsáveis legais.
Para ser doador, o voluntário não pode ter desenvolvido hepatite viral após 10 anos de idade; não pode ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses; e se tiver sido submetido a algum tipo de cirurgia, precisa informar ao médico responsável pela triagem, para que ele calcule quanto tempo deve esperar antes de fazer a doação.