Palestra trata sobre relação entre pais e filhos e a importância dos estudos

No ano passado, os juízes Max Paskin Neto e Anacléa Valéria de Oliveira Schwanke iniciaram uma série de visitas a escolas de Paranavaí. O objetivo principal era conversar com os alunos para estimulá-los a se dedicarem cada vez mais aos estudos. Neste ano, as ações foram retomadas, chegando a Nova Aliança do Ivaí.
Na noite de anteontem, Paskin e a esposa Márcia Velloso Spada, psicanalista, reuniram-se com aproximadamente 150 pais de alunos daquela cidade. A ideia era falar sobre abandono em diferentes âmbitos: físico, intelectual e psicológico. “Falamos sobre os aspectos jurídicos e emocionais”, disse Paskin Neto.
Márcia explicou que independentemente do grau de escolaridade dos pais, é necessário que estimulem os filhos a buscarem conhecimento e tenham motivação para irem à escola. “O período de quatro a dez anos é fundamental para isso”, disse a psicanalista. Na avaliação dela, “se não der atenção, a criança não se sente prestigiada”.
Depois da palestra de sexta-feira, o casal recebeu convite para realizar novos eventos semelhantes em Nova Aliança do Ivaí. O projeto também já foi levado para Tamboara, além de algumas escolas de Paranavaí.