Nova homenagem reforça destaque regional de um grande empresário

O empresário Geraldo Felippe entrou para a história como um dos homens visionários que ajudaram a construir Paranavaí e a região. Falecido em 2011, o primeiro paranavaiense reconhecido com o Título de Cidadão Honorário do Paraná, continua a receber homenagens.
Em 2015 o empreendedor completaria 90 anos e acaba de ser eternizado em todo o Noroeste com a denominação da PR-218 – trecho entre Loanda e Santa Cruz de Monte Castelo – que passa a se chamar Rodovia Geraldo Felippe. São 25 quilômetros de uma via estratégica, reforçando na memória os ideais do empresário – trabalho e atuação comunitária.
A proposição que confirmou a homenagem é de autoria do deputado estadual Antonio Teruo Kato. Foi oficializada em 16 de maio de 2013 (lei 17.569), após aprovação unânime da Assembleia Legislativa, apresentado em 12 de fevereiro de 2012.
A referida lei, que consta para sempre no estado do Paraná, é assinada pelo então governador em exercício, Flávio Arns. Constam ainda o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho; secretário de Governo, Cezar Silvestri, além do proponente Teruo Kato.
Na justificativa do projeto, Teruo Kato lembra que Felippe foi empresário arrojado, que depois de atuar no ramo varejista por mais de 40 anos, com a rede Casas Felipe, começou em 1993 a conceber a Avícola Felipe, grande empresa da cidade.
Argumenta o parlamentar em sua defesa que a ideia da avicultura foi um desafio, pois inseriu a produção de frangos numa região sem qualquer história ou experiência no setor. Em outubro de 1995, a empresa iniciou sua atividade, tendo a inauguração oficial ocorrida em 16 de dezembro de 1995.
Hoje a empresa, administrada por um grande grupo do setor, é uma das maiores empregadoras da região. Detentora da marca Mister Frango, distribui seus produtos para praticamente todo o território nacional e exporta para vários países.
Geraldo Felippe, justifica Teruo, foi sócio e fundador da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí, da Santa Casa (maior hospital da região) e fundador também do Atlético Clube Paranavaí – ACP – campeão paranaense de futebol em 2007. O homenageado colaborou com diversas entidades assistenciais.
#IMG02DATAS MARCANTES – Geraldo Felippe nasceu no dia 28 de outubro de 1925 na cidade mineira de São Sebastião do Paraíso. Em 1950, mudou-se para Paranavaí e em 1952 fundou a Casas Felipe. Gradativamente trouxe todos seus irmãos, que acabaram entrando no negócio e se estabelecendo na cidade. As Casas Felipe chegou a ter 41 lojas no Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
O paranavaiense de coração e defensor intransigente do Noroeste, Geraldo Felippe, é Cidadão Honorário do Paraná por força da Lei Estadual nº 15.669, de 31 de outubro de 2007, também de autoria de Teruo Kato.
Ele recebeu a homenagem em sessão especial no Teatro Municipal Doutor Altino Afonso Costa, de Paranavaí. Foi a primeira vez que a Assembleia fez reunião descentralizada na cidade. O título foi entregue pelo proponente.

Conjunto Habitacional e anfiteatro   
Outras duas homenagens eternizaram o nome Geraldo Felippe em Paranavaí. Uma delas é a denominação de Conjunto Habitacional Geraldo Felippe, o residencial de moradias de trabalhadores no Jardim São Jorge. São 445 casas. A lei foi sancionada no dia 25 de julho do ano passado pelo prefeito Rogério Lorenzetti.
Em dezembro de 2008, o Cecap também prestou a sua homenagem ao empresário. Foi inaugurado naquele mês o anfiteatro Geraldo Felippe. Ele foi um dos grandes incentivadores e colaboradores da entidade, voltada para crianças e adolescentes da Vila Operária e bairros próximos.

AGRADECIMENTO
Paulo Cezar Felipe, filho de Geraldo Felippe, faz um agradecimento em nome da mãe Edith Felippe (esposa do homenageado), agradece às autoridades e à população de Paranavaí por todas as homenagens que seu pai recebeu em vida e que continua recebendo, mesmo depois do seu falecimento.
Meu pai, fala o primogênito, dedicou parte da sua vida a Paranavaí e região. Chegou a Paranavaí em 1950 e, mesmo fundando a rede de lojas Casas Felipe por todo o Paraná, Santa Catarina, interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul, jamais pensou em mudar-se da cidade. Pelo contrário, recorda-se, em 1992 a família teve a ideia de fundar a Avícola Felipe S/A, que ainda leva a marca Mister Frango. Mesmo longe do controle acionário da família, é a maior empresa de Paranavaí em termos de empregos e arrecadação de tributos. "A semente foi plantada por Geraldo Felippe e hoje com orgulho vejo este abatedouro de aves crescer cada vez mais com os atuais acionistas”, analisa.    

“Meu pai sempre acreditou em Paranavaí. Ele não nasceu aqui, mas adotou Paranavaí e decidiu que aqui seria o seu lugar de descanso eterno”. Paulo Cezar Felipe