Mais de 45% dos imóveis de Paranavaí já estão com o IPTU 2015 quitado

Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Fazenda apontou que até o dia 12 de janeiro (segunda-feira) 45,12% dos imóveis de Paranavaí já estavam com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2015 quitado. Isso significa que, dos 43.229 imóveis lançados pela Prefeitura, 19.507 aproveitaram o desconto de 15% para pagamento à vista do imposto.
Segundo o secretário de Fazenda, Gilmar Pinheiro, foi feito um levantamento de 1º de dezembro de 2014 até o dia 12 de janeiro de 2015. Ficou constatado que o recebimento do IPTU segue a média do mesmo período do ano passado.
“Em 2014 arrecadamos 42,38% e agora em 2015 o recebimento foi de 44% do valor lançado até o primeiro vencimento. A nossa expectativa é de que os contribuintes fujam da inadimplência e a arrecadação seja maior do que no último ano”, frisou o secretário.
Pinheiro ainda destacou a importância de o contribuinte pagar o IPTU para que a Prefeitura possa fazer mais investimentos em todas as áreas. “Este é um recurso que fica na cidade, para ser investido em educação, saúde, infraestrutura, etc. Sentimos que a população tem confiança no trabalho que a Prefeitura vem desenvolvendo e por isso procura manter o pagamento dos impostos em dia”, enfatizou.
PRAZOS – Quem perdeu o primeiro prazo para pagamento do IPTU 2015 com 15% de desconto ainda terá outras duas datas para quitar o imposto com desconto: até 10 de fevereiro (10%) e 10 de março (5%). Já quem optar pelo pagamento parcelado poderá dividir o imposto em até 10 vezes sem desconto, sendo que o último vencimento não poderá ser superior a 31 de outubro.
Para isso, o contribuinte deve retirar o boleto na Prefeitura Municipal, que nesta semana está funcionando em horário especial: das 8 horas ao meio-dia e das 13h30 às 17h30.
Os proprietários de terrenos sem edificação que moram em Paranavaí e região e que não estão com o endereço cadastrado junto à Prefeitura devem retirar o boleto do IPTU 2015 no setor de Arrecadação da Prefeitura Municipal mediante apresentação de documento pessoal.

COLETA DE LIXO

Para o pagamento da taxa de coleta de lixo, o contribuinte conta com as mesmas opções de prazos e descontos do IPTU. Se o contribuinte não optar por nenhum dos pagamentos com desconto ou parcelado, em abril a Prefeitura envia uma nova notificação comunicando que a taxa de coleta de lixo será enviada automaticamente para a Sanepar e parcelada em 8 vezes para pagamento junto com a fatura de água.

REVISÃO

O contribuinte que não concordar com o valor do IPTU e da taxa de coleta do lixo pode pedir uma revisão nos cálculos através de um requerimento que deve ser retirado no setor de protocolo da Prefeitura mediante a apresentação do carnê (IPTU ou taxa do lixo) e do CPF. O prazo para solicitar a revisão do tributo vai até dia 10 de março.

ISENÇÃO

Já os pedidos de isenção devem ser apresentados até o dia 1º de junho. Podem pedir a isenção do pagamento da taxa de IPTU: idosos com mais de 65 anos, viúvos, aposentados e pensionistas que tenham uma renda individual de até dois salários mínimos, sejam proprietários de um único imóvel e residam no local. O pedido também deve ser feito no setor de protocolo da Prefeitura.
O mesmo vale para deficientes físicos e portadores de doenças especiais (com renda individual de até três salários mínimos), imóveis com até 70 m² (que não seja apartamento e com renda familiar de até dois salários mínimos) e imóveis localizados em área de erosão num raio de 100 metros.
Para os pedidos de isenção, os documentos básicos a serem apresentados são: Guia de Recolhimento do IPTU e coleta de lixo, cópia da escritura/matrícula atualizada ou contrato de compra e venda registrado do imóvel, comprovante de residência, RG, CPF e comprovante de renda, inclusive do cônjuge.