Procura por seguro-desemprego faz aumentar o número de atendimentos em Paranavaí

Quem foi à Agência do Trabalhador de Paranavaí ontem precisou ter paciência. É que o número de atendimentos realizados ao longo do dia foi maior do que o normal, graças à grande quantidade de pessoas que passaram pelo local para dar entrada no seguro-desemprego.
Pelo menos 150 pessoas foram atendidas ao longo do dia, sendo que três quartos desse total estiveram na Agência do Trabalhador para requerer o benefício. De acordo com o gerente Lucas Baroni, a explicação está nas demissões em massa praticadas por usinas da região.
O transtorno foi ainda maior porque o sistema de cadastramento dos trabalhadores ficou fora do ar por aproximadamente uma hora e meia. “Isso atrasou bastante os atendimentos”, disse Baroni. Algumas pessoas desistiram e foram embora antes de serem atendidas.
Ele explicou que a equipe técnica da Agência do Trabalhador não tem controle sobre o funcionamento do sistema de cadastramento, de responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Por isso, quando há quedas, a orientação é que as pessoas entrem em contato e façam reclamações diretamente com a Ouvidoria do MTE, ligando para 0800 285 0101.
VAGAS – Ao mesmo tempo em que as demissões motivaram a procura pelo seguro-desemprego, a Agência do Trabalhador dispõe de quase uma centena de vagas para quem quer entrar ou voltar para o mercado de trabalho. No começo da tarde de ontem eram 90 oportunidades em diferentes setores.
Agente de Captação de Vagas, Jeferson Goulart Magalhães citou algumas possibilidades: servente de pedreiro, metalúrgico e carreteiro, além de chances para quem quer trabalhar em restaurante ou em indústria de suco. “Sempre há vagas, mas nem sempre o candidato tem o perfil desejado pela empresa”, destacou.
Ele também falou sobre 20 vagas disponíveis para auxiliar de estatística, oferecidas por uma empresa que presta serviços para a Sanepar. As entrevistas acontecerão na quinta-feira, a partir do meio-dia, na Agência do Trabalhador. Para se candidatar é preciso ter concluído o Ensino Médio. Os aprovados começarão a trabalhar na segunda-feira.
SERVIÇO:
O endereço da Agência do Trabalhador é Rua Marechal Cândido Rondon, 1.705. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone, basta ligar para 3421-2650. O horário de atendimento é das 8 às 16 horas, sem intervalo para almoço, de segunda à sexta-feira.