Mesmo com feriado, movimento no PA ficou dentro da normalidade

Mesmo com as unidades básicas de saúde fechadas por causa do recesso municipal, o movimento no Pronto Atendimento (PA) de Paranavaí está bastante tranquilo. Na tarde de ontem, por exemplo, eram apenas seis pessoas internadas aguardando vagas hospitalares – o número já chegou a 28 em outras épocas do ano. Além disso, não havia casos de urgência.
A situação também ficou dentro da normalidade no feriado de Natal, quando foram realizados 142 atendimentos – já houve dias em que a quantidade de pacientes ultrapassou 170. O quadro deve se manter assim até o dia 1º de janeiro, segundo previsão do diretor do PA, Jair Alves de Queiroz.
Ele explicou que o sistema de atendimento conforme a classificação de risco está sendo implantando gradativamente, mas garantiu que os resultados positivos já estão sendo identificados. “Damos prioridade para quem enfrenta risco de morrer”, disse Queiroz, destacando que o PA é, essencialmente, para casos de urgência e emergência. Pacientes que apresentam problemas de menor gravidade devem se dirigir às unidades básicas de saúde.
Vale destacar que o prefeito Rogério Lorenzetti decretou ponto facultativo para uma série de repartições públicas municipais, entre as quais, os postinhos. Por isso, não houve atendimento nos bairros ontem e o mesmo se repetirá na próxima sexta-feira.