Vereadores apoiam lideranças pela alteração no projeto da Ferrovia Norte-Sul

O presidente da Câmara Municipal de Paranavaí, Mohamad Smaili e os vereadores Aldrey Azevedo, Antonio Alves, Josival Moreira, Leonildo Martins, Roberto Picoreli, Zenaide Borges e Walter dos Reis receberam na última segunda-feira, 15, no gabinete da presidência do Legislativo representantes da sociedade civil que querem incluir o Extremo- Noroeste no trajeto da Ferrovia Norte-Sul.
A Ferrovia Norte-Sul proposta pelo Governo Federal está sendo construída com o intuito de fortalecer e estimular o mercado interno brasileiro, conectando os mercados consumidores a regiões produtoras. No total, a ferrovia terá 4.155 quilômetros, cortando os Estados do Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Segundo os representantes o projeto é viável economicamente e socialmente.
Para o diretor do Sindicato Rural Patronal, Demerval Silvestre, a proposta de inclusão da região Noroeste é exequível visto que se baseia em critérios técnicos que diminuiria o trajeto, e consequentemente reduziria os custos e o tempo de andamento da obra. “O novo traçado ocasionaria a redução de 101 quilômetros, e ao mesmo tempo, uma economia de R$ 1 bilhão no valor estimado da obra”, disse.
De acordo com Leoni Dal-Prá, o trajeto incluiria as cidades de Diamante do Norte, Itaúna do Sul, Nova Londrina, Guairaçá, Paranavaí, Alto Paraná, estendendo-se para Maringá e, posteriormente, para Chapecó, em Santa Catarina.
O presidente do Sindicato Rural Patronal, Ivo Pierin Júnior, ressaltou que a decisão de mudar o trajeto é algo que depende de decisões políticas. “Estamos aqui em busca do apoio dos vereadores para viabilizar este projeto de grande relevância para Paranavaí e a região Noroeste”, afirmou.
Na oportunidade, o presidente do Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí (Codep) e da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Arnaldo Giovani Rech, relembrou a importância da duplicação da BR- 376 até o município de Paranavaí.
Mohamad declarou apoio à campanha desencadeada pela sociedade civil organizada e garantiu a luta do Poder Legislativo na causa em prol do desenvolvimento da região. “A construção da ferrovia Norte-Sul passando por Paranavaí e região vai desencadear ainda mais o crescimento, e por fim, o fortalecimento da economia local e do entorno do município. Somos a favor de todos os projetos que venham beneficiar Paranavaí”, finalizou.
Participou ainda da reunião a integrante da diretoria do Codep e ADR, Maria Inês Ferezin Gonçalves.