Agentes públicos fizeram blitz para retirar animais das ruas

Equipes da Vigilância em Saúde, Polícia Militar, Sociedade Protetora dos Animais (Spap) e Viapar fizeram ontem pela manhã uma blitz conjunta em vários pontos de Paranavaí. O objetivo foi retirar das ruas animais de grande porte – especialmente cavalos e cabeças de gado.
Apenas um cavalo foi apreendido. Porém, conforme o diretor da Vigilância, Randal Khalil Fadel, o trabalho vai continuar. Isso porque a menor incidência de animais soltos já reflete o maior cuidado por parte dos proprietários, fruto da fiscalização.
A blitz de ontem começou pouco depois das 7 horas. O horário segue os momentos de mais reclamações, geralmente no início da manhã e no início da noite, bem como nos finais de semana.
Fadel orienta que as pessoas denunciem sempre que encontrarem animais soltos. O acesso é através da Ouvidoria do Município – telefone 156.
O diretor detalha que as apreensões são seguidas de cadastramento dos proprietários e identificação dos animais. Como a ideia é conscientizar, na primeira vez não está havendo multa.
Os donos pagam apenas a taxa de estadia do animal na sede da Spap – de R$ 32,00. Na reincidência os donos terão que arcar com despesas superiores a R$ 200,00.
No caso de ontem, por exemplo, o proprietário foi orientado e o cavalo passou por avaliação de veterinário. O dono foi alertado quanto aos riscos para a segurança de pessoas que transitam nas ruas. Sem contar os riscos para a saúde pública.
No ano foram feitas diversas blitze para localizar animais soltos em Paranavaí. Foram pelo menos 17 apreensões neste ano, todas seguidas de medidas educativas.