Por falta de recursos, cargos da Reitoria da Unespar ainda não foram implantados

O quadro de funcionários que comporão a Reitoria da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) já está aprovado, mas os cargos ainda não foram implantados por questões orçamentárias. É que o Governo do Estado atingiu o limite prudencial de gastos e não pode fazer nomeações até que coloque as finanças em dia.
A explicação foi dada pelo reitor da Unespar, Antônio Carlos Aleixo, que esteve ontem em Paranavaí para falar sobre a sede da Reitoria. Segundo ele, o atraso nas obras de reforma do prédio – cedido pela Administração Municipal – comprometeu os trabalhos, mas não impediu que os projetos fossem desenvolvidos.
De acordo com Aleixo, atualmente cerca de 40 pessoas fazem parte da equipe da Reitoria da Unespar, e, por enquanto, elas trabalham sem remuneração extra. Mas o atual secretário estadual de Fazenda, Luiz Eduardo da Veiga Sebastiani, teria se comprometido a resolver a situação até o começo de 2015.
SEDE – A Reitoria da Unespar será instalada em um prédio cedido pela Prefeitura de Paranavaí, localizado na Avenida Pernambuco, no centro da cidade. A reforma, que também foi custeada pela Administração Municipal, demorou mais tempo do que a previsão inicial, mas já foi concluída. A expectativa é que a inauguração seja realizada no próximo mês.
A partir daí, a estrutura da Reitoria que funciona dentro do campus da Unespar em Paranavaí será transferida para a nova sede. Os demais funcionários passarão a trabalhar no local assim que o Governo do Estado fizer a implantação dos cargos e as nomeações. “Vamos operar a universidade de Paranavaí e manter um escritório em Curitiba”, informou Aleixo.
DIFICULDADES – O reitor falou sobre as dificuldades que a Unespar está enfrentando desde que foi consolidada. “A falta do espaço físico é o menor dos problemas”, disse. Segundo ele, o corte de verbas por parte do Governo Estadual tem impedido a universidade de avançar em uma série de projetos e ações.
De todo o montante previsto para investimentos nos campi que compõem a instituição, aplicou-se menos da metade. Para a Reitoria, o percentual chegou a 12,5%. Além disso, não há previsão de verba para capital para 2015, apenas recursos voltados para o custeio.
REUNIÃO – A conversa de Aleixo com autoridades e lideranças paranavaienses aconteceu na tarde de ontem, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap).
Na ocasião, os participantes fizeram questionamentos sobre o funcionamento da Reitoria e se dispuseram a contribuir com o que for possível para fortalecer cada vez mais a Unespar. Depois, eles foram até o prédio onde a sede será instalada.