Mais de mil crianças dizem não às drogas durante formatura do Proerd 2014
“Somos gratos ao Proerd que vem há 14 anos orientando e trazendo conhecimento sobre os perigos da vida às nossas crianças. Quem se forma por este Programa, sabe que tipo de situações vai encontrar na vida e como dizer não às que são necessárias”, salientou.
Na avaliação de Lorenzetti, os avanços da Educação em Paranavaí nos últimos anos são evidentes e ajudam a fazer diferença no desenvolvimento das crianças.
“Nós assumimos um grande desafio na Educação. Até hoje formamos 5 turmas de 5º ano no Proerd. Mas esta turma é especial porque é a primeira que se forma inteiramente na nossa gestão, na gestão da Educação Nota 10. Foi a primeira turma para quem nós demos tablets para manusear em sala de aula. Todos os dias aproximadamente 800 profissionais abrigam cerca de 7 mil crianças nas nossas escolas e CMEIs, algumas em período integral. É uma grande responsabilidade para o município”, disse o prefeito.
“Mas esta administração tem um compromisso claro com a Educação. Para o próximo ano nós já dobramos o número de estabelecimentos em tempo integral. Estamos reformando equipamentos públicos, instalando condicionadores de ar, incrementando a merenda e garantindo material escolar de qualidade. Tudo isso porque acreditamos que o futuro da cidade e do país está nas mãos dessas crianças. Se elas têm acesso ao conhecimento, atividades para desenvolver seus talentos, os beneficiados seremos todos nós, porque estas crianças serão os adultos que vão dirigir o país e que vão ajudar a cuidar de nós quando não pudermos mais nos cuidar. Que possamos continuar neste caminho do conhecimento e da Educação de qualidade”, frisou.
A secretária de Educação, Cida Gonçalves, disse que “este é um dia muito especial para as crianças e mais ainda pra nós, que estamos aqui formando a 6ª turma do Proerd. Desde o início desta administração que temos plantado nos 5º anos este trabalho em parceria com a Polícia Militar. Estas crianças sairão das nossas escolas bem mais preparadas para a vida e para o mundo lá fora. Eles estudaram, refletiram, escreveram textos e hoje estão prontos para dizer não às drogas e à violência”. Mas o nosso agradecimento especial é para os pais, que participaram ativamente deste processo. Quando os pais são participantes e presentes na vida escolar da criança, eles ajudam a escola a cumprir o seu papel na educação dos alunos”.
AVALIAÇÃO DAS LIDERANÇAS – Representando o comando do 1º pelotão da 3ª companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, o 3º Sargento Valdinei avaliou que a formatura anual do Proerd é sempre uma grande festa em Paranavaí. Mas este é um processo de educação que tem que continuar em casa.
“Os pais têm que continuar a reforçar estas lições para que as crianças sejam pessoas felizes no futuro, para que nunca entrem nas drogas e na violência, que é um problema que está destruindo tantas famílias. A prevenção é o melhor remédio”, apontou o militar, que representou o comandante da Patrulha Escolar, capitão Ricardo Antônio Braz.
O vereador Leonildo Giabardo Martins, que esteve na solenidade representando a Câmara Municipal junto com o vereador José Galvão, disse que a questão da droga é algo ruim que atormenta muitas famílias e destrói muitas pessoas.
“Para nós, é uma grande alegria estar aqui presenciando o futuro da nossa sociedade bem cuidado, bem orientado, com um trabalho de prevenção tão excelente. Nas últimas semanas nós vereadores estudamos o Orçamento do Município para 2015 e percebemos o comprometimento que o prefeito Rogério tem com a Educação. Ele tem a Educação como uma das principais prioridades de investimentos municipais. Onde tem educação tem uma cidade melhor, uma cidade de pessoas civilizadas, que se respeitam, e nós ficamos felizes de fazer parte disso”, disse o vereador.
Durante a formatura, duas alunas leram textos escritos por elas sobre o que significa o Proerd na sua formação. Os textos foram escolhidos entre 18 trabalhos enviados à Secretaria de Educação (um trabalho para representar cada escola). As redações selecionadas foram das alunas: Anna Beatriz da Fonseca de Andrade, da turma da professora Carolina Peixoto Gontijo (Escola Noêmia Ribeiro do Amaral); e Beatriz Batista Cortello, da turma da professora Rosi Clayr Romanholo (Escola Elza Grassiotto Caselli).
Os policiais instrutores Antonio Marcos Sgotti e Marcelo Barbosa Gimenes também foram homenageados pelos serviços prestados e ajudaram as autoridades a fazerem a entrega dos certificados de formatura para cada escola participante do Proerd em 2014.
SOBRE O PROGRAMA
O Proerd começou como um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar daquela cidade, recebendo o nome de D.A.R.E. Este esforço cooperativo foi guiado em dados estatísticos que mostraram alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimentos de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos.
O Proerd é um programa educacional de resistência às drogas e à violência, desenvolvido no Estado do Paraná pela Polícia Militar, em parceria com as Secretaria de Educação da rede de ensino fundamental pública e particular, consiste em um esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família oferecendo atividades educacionais em sala de aula, durante um trimestre letivo, objetivando prevenir o uso de drogas e o uso da violência entre crianças e adolescentes.
O Programa oferece uma variedade de atividades interativas, com a participação de grupos em aprendizado cooperativo, atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas de suas vidas, proporcionando o crescimento e o desenvolvimento global das crianças, tornando-os cidadãos críticos, com discernimento, capazes de ajudar no tão sonhado processo de construção de um país melhor.