Agentes de saúde participarão da caminhada de prevenção ao câncer infantil

Integrantes da equipe de agentes comunitários de saúde dos Jardins Ipê e Santos Dumont vão participar da Caminhada Passos que Salvam, do Hospital de Câncer de Barretos. A exemplo de todo o Brasil, em Paranavaí a caminhada será no dia 23 de novembro (domingo) às 8h30, com saída e chegada na Praça dos Pioneiros. As informações foram prestadas ontem pelo coordenador voluntário local, Valmir Trossini.
Dentre os objetos da caminhada, que viverá a sua terceira edição, estão levar a importância do diagnóstico precoce e da prevenção ao câncer infanto-juvenil, abrangendo todo o Brasil nos próximos cinco anos. Na região Noroeste serão 22 cidades participando simultaneamente.  
Para participar do evento de conscientização, basta adquirir um kit – composto de boné, camiseta e cadarço – e comparecer. Os kits estão à venda nos seguintes pontos: Fipal, Loja OI, Posto MM da Praça dos Pioneiros, Ki Pé Calçados, For Boys, Mana Sports, Mercado Ipê, Rádio Transamérica, Rede de Rádios, Padaria Vida Doce, Espaço Vida Saudável da Rua Manoel Ribas e FarmaÚtil da Getúlio Vargas. A meta em Paranavaí é de duas mil participações. A Caminhada será organizada pelo Sesc – Serviço Social do Comércio.
HISTÓRICO – A ideia da Caminhada nasceu a partir da experiência dos Estados Unidos da América. O Hospital de Barretos conheceu o trabalho do maior hospital de câncer em criança do mundo – Saint Jude – em Menphis – onde o índice de cura chega a 95%, enquanto no Brasil não passa de 55%.
O bom resultado estadunidense se deve ao trabalho de detecção precoce e prevenção. A partir daí, a decisão de promover a Caminhada, também ferramenta usada no caso de Menphis.
O trabalho no Brasil começou em 2012 com 20 cidades em dois estados. No ano seguinte, saltou para 80 cidades em sete estados. Em 2014, a meta é ultrapassar 200 cidades em 11 estados.
FIQUE ATENTO – Durante a Caminhada, a coordenação deve divulgar um panfleto com informações sobre os primeiros sintomas e principais tipos de câncer na infância. Existem diferentes sinais pelos quais podem supor que uma criança sofra de algum câncer.
Dentre eles estão: dores de cabeça pela manhã e vômito; caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas; dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades rotineiras; manchas arroxeadas na pele, com hematomas ou pintinhas vermelhas; aumento de tamanho da barriga; brilho branco em um dos olhos quando a criança sai em fotografias com flash. Pais podem colaborar no diagnóstico, informando aos profissionais de saúde ao constatar um desses sinais.