Procon de Paranavaí orienta sobre compras de Natal antecipadas

Pode até parecer cedo demais, mas em algumas prateleiras já é possível encontrar produtos natalinos à venda. Bom para quem quer antecipar as compras e evitar aquele corre-corre no mês de dezembro.
É exatamente para essas pessoas que o Diário do Noroeste traz hoje uma série de orientações feitas pela coordenadora do Procon de Paranavaí, Aline Cruz de Campos Garcia.
A primeira dica pode até parecer dispensável, por ser comum, mas faz toda a diferença: pesquise preços. “Quem pesquisa e procura ofertas consegue economizar”, disse Aline.
Vale tanto para as compras em lojas físicas quanto para as empresas virtuais. Além disso, é importante dar preferência para o pagamento à vista, já que em muitos casos os empresários oferecem descontos. Mas, atenção, a prática não é obrigatória.
A coordenadora do Procon também falou sobre a importância da nota fiscal. O documento, ela disse, garante a possibilidade de trocar produtos com defeito. “Sem a nota fiscal, fica mais difícil”. Mais uma vez, o alerta vale tanto para o caso das compras em lojas quanto para as transações comerciais na internet.
Caso o produto adquirido apresente defeito, o consumidor deve ir até o estabelecimento onde fez a compra e solicitar o serviço de assistência técnica, lembrando que o prazo para que o problema seja solucionado é de 30 dias. Se isso não acontecer, o cliente deverá ser ressarcido com uma nova mercadoria ou a devolução do dinheiro.
INTERNET – Aline chamou a atenção dos consumidores para algumas peculiaridades exclusivas das compras online. Antes de fechar negócio, é fundamental verificar a positividade do site. Para isso, o consumidor pode fazer buscas na própria internet ou entrar em contato com o Procon de Paranavaí para tirar dúvidas.
É importante analisar algumas questões: prazo e forma de entrega, canais de comunicação com a empresa e comentários de outros consumidores que já fizeram compras pelo site. Salve todos os e-mails de contato e as imagens exibidas na tela do computador, para eventuais necessidades.
Após a entrega do produto, o consumidor tem até sete dias para se arrepender da compra. Se for o caso, entre em contato com a empresa e encontre uma maneira de remeter a mercadoria de volta. Não se esqueça de encontrar, conjuntamente, a forma ideal para o ressarcimento.
NATAL – E como o assunto é relativo às compras antecipadas para o Natal, a equipe do DN conversou com o gerente de uma empresa de Paranavaí que já está com as prateleiras repletas de produtos natalinos. Fernando Moreira Borges afirmou: “Estamos preparando nossa loja”.
De acordo com ele, no primeiro momento outros empresários fazem suas compras ali para poderem decorar vitrines e fachadas, por exemplo. Mas isso não impede que os consumidores também comecem a fazer investimentos. “Sempre tem aqueles que antecipam as compras”. Em relação ao ano passado, a expectativa de Borges é vender 25% a mais durante o período que antecede as festividades natalinas.
No estabelecimento comercial de Francisca Rodrigues Lourenço, os clientes começaram a pesquisar preços de produtos para decoração natalina. Ela não perdeu tempo. “Quis ambientar minha loja antes para entrar no clima”. Os clientes passam pela vitrine, olham e se sentem atraídos pelos produtos. “Nossa expectativa é positiva”, disse a empresária.
SERVIÇO:
Para esclarecer outras dúvidas, basta entrar em contato com a equipe do Procon de Paranavaí. O endereço é Rua Antônio Felipe, 917, no centro. O contato telefônico pode ser feito pelos números (44) 3902-1055 e 3902-1056.

Leitores podem contribuir com o DN
Hoje, o Diário do Noroeste dá início a uma parceria com o Procon de Paranavaí. O objetivo é apresentar, todas as semanas, reportagens que ajudem os consumidores a conhecerem direitos e deveres.
Os leitores do DN também podem contribuir e participar. Basta enviar (pelo e-mail reinaldo@diariodonoroeste.com.br) sugestões, dúvidas e reclamações. Entre em contato e conte sua história.