Palestra no Rotary abordou o sistema prisional

O Rotary Club Paranavaí promoveu na noite de anteontem uma palestra sobre o sistema prisional do Estado. Foi durante a reunião semanal, na Casa da Amizade e contou com a participação de rotarianos e convidados. Uma oportunidade para conhecer a estrutura, como define o presidente do Paranavaí, José Rigoni Filho.
Para abordar o tema, o grupo convidou o diretor da Colônia Penal Industrial de Maringá, Rafael Alberto Kawanishi Martins. Ele falou sobre alguns problemas estruturais e os desafios do sistema.
Apontou deficiências nas condições gerais, incluindo alimentação e instalações físicas. Com a experiência de quem já trabalhou em outras unidades, o palestrante considerou a cadeia de Paranavaí em boas condições.
Os rotarianos aproveitaram para debater sobre o novo projeto que vai implantar em Paranavaí o cumprimento da pena em regime semiaberto. Pelo menos 80 pessoas estariam nesta condição, atualmente cumprindo a pena em casa.
Para que tal serviço seja implantado deve começar a funcionar o Centro de Reintegração Social de Paranavaí – CRESPA, programado para os próximos meses. Rigoni Filho aproveitou o evento para agradecer a presença de rotarianos e convidados, bem como do palestrante. “É uma forma de obter conhecimento sobre os temas importantes para a comunidade”, resume.