Seminário da Fundação Rotária e ABTRF reuniu líderes em Paranavaí

Na semana que passou Paranavaí sediou o Seminário da Fundação Rotária e ABTRF – Associação Brasileira da The Rotary Foundation. Evento reuniu lideranças rotárias do Distrito 4630. Evento aconteceu na Casa da Amizade, quinta-feira, reunindo cerca de 50 pessoas.
Os participantes tiveram acesso a três importantes palestras e uma dinâmica de grupo, cujo papel é consolidar o conhecimento e potencializar os esforços dos rotarianos no sentido de fortalecer ainda mais a Fundação Rotária e, desta forma, ampliar o número de pessoas beneficiadas por suas ações ao redor do mundo.
Os temas das palestras foram: Fundação Rotária: programas e ferramentas, Projetos: elaboração de projetos e ABTRF: importância e abordagem.
O Seminário foi coordenado pelo presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária para o período 2013-2016, GD 2011-2012 Flávio Zunta, que fez uma explanação profunda sobre o funcionamento das diversas comissões e subcomissões da F.R. enfatizando principalmente o projeto da pólio plus. “Nosso propósito é sensibilizar os rotarianos e rotarianas sobre o que podemos fazer para as comunidades”, destacou.
Zunta lembrou também do dia da F.R. (24 de outubro) e prosseguiu ilustrando que a cidade de Terra Boa, com um clube rotário com poucos companheiros, é um grande clube, senão o maior do Distrito, pois o mesmo neste ano já tem seis projetos aprovados e realizados para a sua comunidade. “Não dá para não ser rotariano”, sintetizou.
Ele explicou também como funcionam as doações para a F.R., com o doador recebendo reconhecimento, responsabilidade social, participação comunitária e divulgação da imagem de Empresa Cidadã.
IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS – Em seguida foi feita a explanação sobre projetos pelo rotariano David Lopes, membro da Comissão Distrital de Projetos. Ele deu exemplos sobre como elaborar projetos e como acessar a página da web.
Para finalizar o presidente da Comissão de Intercâmbio de Jovens, o GD 2007-2008 Amaury Couto, falou da importância e abordagem da ABTRF e do projeto da Empresa Cidadã. “Somos o que somos hoje por causa das escolhas que fizemos ontem”, sintetizou ao encerrar a explanação.
O evento que ocorreu em clima de muita cordialidade e contou com diversas lideranças rotárias, dentre elas o GD 84/85 Rubens Costa Monteiro; governadores assistentes João Furlani, Anderson Muniz, Natanael de Souza, e Márcia Beltrame, além de vários presidentes dos clubes da região e de dezenas de outros companheiros.
O GD Zunta enfatizou os trabalhos que a Fundação Rotária realiza no Brasil e no exterior, entre eles o desafio que está próximo de ser vencido que é banir o vírus que causa a terrível doença poliomielite de nosso planeta.
Flávio Zunta mostrou de maneira clara  a importância dos rotarianos continuarem empenhados e motivou a todos os clubes a cumprirem o compromisso anual de doar $100 por rotariano. Em sua fala, lembrou ainda que clubes fortes e com mais rotarianos, significam naturalmente mais recursos para que o Rotary por meio da Fundação Rotária cumpra sua missão.
CONHECER A FUNDAÇÃO ROTÁRIA – Ainda na sua manifestação, lembrou que os rotarianos devem procurar aprender mais sobre a Fundação Rotária e com isso entender sua grandiosidade e importância para a causa rotária no planeta. “Para conhecer Rotary, devemos ler sobre o Rotary”,  disse Zunta, incentivando a todos a se envolver mais.
Ao fazer um balanço do Seminário, Flávio Zunta, opinou que o mesmo atingiu os objetivos de motivar, esclarecer e orientar sobre como os rotarianos podem ajudar a fundação e principalmente usar recursos de maneira adequada, criativa e eficiente, para beneficiar as comunidades onde os clubes estão instalados.
(Colaboração: Paulo Fernando Teixeira – coordenador regional do DQA e do RC Paranavaí Montoya)