100 adolescentes passam a ser atendidos com aulas de natação no Centro da Juventude

A temperatura mais amena, ontem, não fez com que os adolescentes que frequentam o Centro da Juventude Fidelis Augusto de Andrade Guimarães desistissem de começar com a tão esperada aula de natação.
O prefeito Rogério Lorenzetti acompanhou a primeira aula da manhã e incentivou os adolescentes à prática esportiva.
“Esta é uma grande oportunidade para cada adolescente aqui, ter um acompanhamento de um profissional de Educação Física, poder praticar uma atividade física tão completa, com equipamentos novos. A intenção do município é cuidar cada vez melhor do desenvolvimento integral das nossas crianças e adolescentes”, frisou Lorenzetti.
Neste primeiro momento, as aulas de natação estão sendo ministradas para 100 adolescentes – 10 turmas com 10 alunos cada. As aulas são três vezes por semana e os adolescentes são acompanhados por um professor de Educação Física e um Educador.
“Já temos outros 280 adolescentes na fila de espera, querendo uma vaga para participar das aulas. No momento temos três professores de Educação Física se revezando nos horários das 8h às 10h e das 16h às 20h, que são os horários determinados pelo Ministério da Saúde com menor risco de exposição ao sol. Agora, no horário de verão, o Centro da Juventude não fechará mais no intervalo das 17h às 19h para podermos atender aos alunos da natação”, explica a diretora do Centro, Maria Ramos.
Durante as aulas, os adolescentes recebem gratuitamente todos os equipamentos como toucas, óculos, pranchas, protetores de ouvido e macarrões, que foram adquiridos com recursos do município.
A piscina do Centro da Juventude estava desativada desde o ano passado por causa de um vazamento no encanamento. O problema foi detectado durante uma vistoria técnica e, como a obra ainda estava dentro do prazo de garantia, a empresa responsável foi notificada e realizou o conserto sem ônus para o município. A reforma foi concluída no final do primeiro semestre deste ano, mas as aulas não foram retomadas na época por causa das condições climáticas.