Richa fica estável e pode vencer no primeiro turno, aponta Ibope

CURITIBA – A quarta pesquisa Ibope, divulgada ontem, mostra que Beto Richa (PSDB) se mantém estável na liderança pela corrida ao Palácio Iguaçu, com 47% das intenções de voto, e deve ser eleito ainda no primeiro turno.
Na segunda posição, Roberto Requião (PMDB) aparece com 28% dos votos, seguido por Gleisi Hoffmman (PT) que alcançou 9%. O levantamento foi encomendado pela RPC TV.
Os candidatos menos cotados para levar a eleição ao estado somam 2% juntos.
Votos nulos ou brancos totalizam 7% assim como indecisos, que também correspondem a 7%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A confiabilidade é de 95%.
Em simulação de segundo turno, o candidato tucano aparece com 52% das intenções de voto, contra 33% do candidato do PMDB. Se confrontado com Gleisi, o tucano recebe 58% dos votos e Gleisi tem 25%.
Já em um embate direto entre Requião e Gleisi, o ex-governador venceria com 47% das intenções de voto, contra 27% da ex-ministra da Casa Civil.
ÍNDICE DE REJEIÇÃO – Requião lidera o índice de rejeição com 23%, segundo a pesquisa Ibope. Gleisi aparece com 22% e Richa é o último, com 16%. Pessoas que não souberam opinar são 26%.
SENADO – O Ibope também pesquisou as preferências dos eleitores para a corrida ao Senado. De acordo o instituto, o senador Alvaro Dias (PSDB) mantém a larga dianteira com 64% das intenções de voto.
Ricardo Gomyde (PCdoB) aparece com 7% e Marcelo Almeida (PMDB) com 2%. Os demais candidatos somam 3%. Brancos e nulos chegam a 11% e indecisos a 14%.

Pesquisa anterior
Na pesquisa Ibope anterior, Richa aparecia com os mesmos 47% das intenções de voto. Requião tinha 30% e Gleisi registrava 12%. A petista é quem mais teve oscilação, perdendo 4%.
No segundo turno, o atual governador aparecia com 54% das intenções de voto e Requião com 36%. Em uma disputa com Gleisi, ela tinha 27% e o tucano, 60%. Em um cenário de disputa entre Requião e Gleisi, ele aparecia com 51% e ela, com 30%.
Metodologias: 29/09: Ibope entrevistou 1.204 eleitores, em 65 municípios, entre 24 a 28 de setembro, por encomenda da Sociedade Rádio Emissora Paranaense S/A. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) sob o protocolo PR-00042/2014.