“A Santa Casa é muito maior e melhor do que pensávamos”, diz o presidente da Aciap

Membros da Diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí foram recebidos ontem em café da manhã na Santa Casa de Paranavaí. Durante duas horas, eles receberam informações sobre o hospital, seu funcionamento, as conquistas obtidas nos últimos anos e os projetos futuros.
“A Santa Casa é muito maior e melhor do que pensávamos. Tem uma equipe comprometida. Tínhamos na mente ainda aquela Santa Casa dos anos 80, que era desorganizada. Hoje a Santa Casa oferece um excelente atendimento, tem ótima estrutura e profissionais altamente qualificados”, resumiu o presidente da Aciap, Márcio Catiste.
O presidente da Aciap asseverou que “muita coisa boa aconteceu nos últimos anos na Santa Casa, que as vezes passa despercebido”. E cita o esforço da diretoria, médicos e funcionários para que o hospital continue avançando.
“As vezes, uma coisa que parece pequena tem grande importância. Por exemplo, o índice de infecção hospitalar da Santa Casa é muito baixo e está abaixo da média estadual e nacional. Isto é demonstração da eficiência do hospital e segurança para os pacientes”, completa ele.
Os diretores da Aciap se mostraram particularmente satisfeitos com a gestão transparente do hospital. “Muitas vezes ficamos sabendo que alguém brigou por uma vaga, que foi ao Ministério Público, mas ninguém se interessa em saber porquê não havia vaga naquele momento”, explica, lamentando principalmente a falta de apoio de algumas prefeituras da região.
Na explanação que fez da Santa Casa, o coordenador administrativo do hospital, Héracles Alencar Arrais, também falou da Unidade Morumbi, que está em fase de conclusão.
Para o vice-presidente da Aciap, Guto Costa, a nova unidade representa muito mais do que parece. “Além de melhorar e ampliar o atendimento em saúde, o Jardim Morumbi passa a ser uma nova área comercial da cidade, desenvolvendo aquela região que estava parada nos últimos anos”, avalia Guto.
“Passamos duas horas conversando e nem vimos o tempo passar. Tivemos muita informação. Eu diria que com esta visita a Aciap ganhou mais que o hospital”, analisou Catiste. “É uma entidade filantrópica, de importância inestimável para Paranavaí e região, que merece receber o apoio da sociedade”, avalizou Guto Costa.
Neste sentido, a Diretoria da Aciap quer mobilizar a sociedade para que haja conscientização da importância do hospital. “Estamos sensíveis a esta causa, com boas intenções e queremos dar a nossa contribuição para a instituição”, reforçou Catiste, que pretende colocar na programação alusivas ao aniversário de 60 anos da Aciap pelo menos uma atividade que possa arrecadar fundos para o hospital. De imediato, o informativo da classe empresarial deverá ter um espaço para sensibilizar a categoria a contribuir com a Santa Casa. “Queremos e vamos ajudar a Santa Casa”, garante Márcio Catiste.
Participaram da reunião na Santa Casa, representando toda a diretoria da Aciap: Márcio Catiste (presidente), Guto Costa (vice-presidente), Edegar Penha (diretor), Eduardo Tolazzi (diretor), Jorge Miyoshi Júnior (conselheiro), Águida Araújo Sandri Machado (presidente do Conselho da Mulher Empresária), Rui Nunes (presidente do Conselho do Jovem Empresário), Rafael Cargnin (diretor) e Heli Antonio (gerente).