Exposições reúnem iniciativas de êxito na área da alfabetização

Com o propósito de divulgar e valorizar projetos e iniciativas relacionadas à alfabetização, teve início ontem a Semana da Alfabetização nas escolas da rede municipal de ensino de Paranavaí.
As ações são divulgadas através de exposições dos trabalhos e atividades desenvolvidas nesta área com os alunos dos 1º e 2º anos do ensino fundamental e que estarão abertas ao público em geral até a próxima sexta-feira (26), segundo programação elaborada pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc).
“Nesta exposição temos os jogos, dobraduras, ilustrações, teatro de fantoches, enfim, todas as ferramentas que utilizamos em sala de aula para proporcionar um momento lúdico aos alunos. Se as crianças aprendem brincando, elas têm mais prazer e motivação em aprender. Tudo que a criança manuseia ela tem mais facilidade em entender. Se você faz com que ela experimente e construa algo, ela passa a ver mais significado naquilo”, observou Fabiana Romano, professora do 1º ano da Escola Santa Teresinha, que realizou a exposição nesta segunda-feira juntamente com as Escolas Ayrton Senna da Silva (CAIC), Dr. José Vaz de Carvalho e Pedro Real.
As exposições também servem para troca de experiências entre as instituições de ensino municipais, como aponta a professora da Escola de Campo Prof. Edith Ebiner, Rosa Maria Martos, que visitou, juntamente com seus estudantes, a exposição da Escola Santa Teresinha nesta segunda-feira.
“É um projeto muito interessante da Secretaria de Educação onde podemos conhecer iniciativas diferentes de outras escolas e adotar na nossa instituição em prol do crescimento e aprendizagem dos alunos”, apontou Rosa.
Os estudantes também aprovaram a iniciativa. Thauane Carvalho, aluno do 2º ano da Escola Edith Ebiner, visitou a exposição da Escola Santa Teresinha e se divertiu com os jogos e brincadeiras utilizados durante as aulas de língua portuguesa e matemática. “Eu acho que brincando a gente aprende mais”, afirmou a aluna.

PROGRAMAÇÃO
A Semana da Alfabetização está sendo realizada em alusão ao Dia Mundial da Alfabetização, comemorado em setembro. Cada dia de exposição contará com a participação de três a quatro escolas que permanecerão abertas para visitação nos períodos matutino (das 8h às 11h) e vespertino (das 14h às 17h).
Nesta terça-feira, as exposições continuam nas Escolas Getúlio Vargas, Ilda Campano e Rotary Arenito. Na quarta será a vez das Escolas Dácia Fortes, Maria S. Back, Hermeto Botelho e Santos Dumont e na quinta-feira das escolas Neusa Braga, Jayme Canet, Elza Caselli e Edith Ebiner. O evento termina na sexta-feira com a exposição das escolas Cecília Meireles, Clemente Niehues e Noêmia R. do Amaral.