Feiras livres reúnem produtores em diferentes bairros de Paranavaí

Dona Alzira Costa e Silva Santos é feirante há 16 anos. Ela garante que os temperos que vende em quatro feiras de Paranavaí fazem o maior sucesso com os clientes, e isso se transforma em motivação para vencer o cansaço que a rotina de trabalhos impõe. “Vale muito a pena. É maravilhoso”.
Da mesma forma que dona Alzira, dezenas de outros produtores trabalham em feiras livres da cidade, que acontecem em diferentes bairros, dias e horários, e o desafio da Secretaria Municipal de Agricultura é dar cada vez mais visibilidade aos trabalhos dos feirantes.
Diretor de Agricultura, Alan Maichon Domiciano afirma que a intenção é oferecer capacitação para os feirantes e padronizar barracas. Para os produtores que vendem aos sábados de manhã, em frente à sede da Secretaria de Agricultura, uma mudança prevista para o ano que vem é a cobertura do local onde atendem os clientes.
A presidente da Associação dos Produtores de Orgânicos e Agroindústrias Rurais do Noroeste do Paraná (Apropar), Iara Trein, destaca que as feiras livres têm papel fundamental na geração de renda. Só a Apropar reúne mais de 20 associados de Paranavaí e de outros municípios da região.
Mas há muitos outros produtores atuando nas feiras da cidade. E existe espaço para mais. “Queremos aumentar o número de feirantes. Para nós, quanto mais variedade de produtos, melhor”, diz Iara, argumentando que dessa forma será possível ampliar a quantidade de clientes.
O diretor municipal de Agricultura explica que os produtores interessados em participar podem procurar a Secretaria de Agricultura. A feira do produtor de sábado de manhã, por exemplo, dispõe de espaço para mais feirantes desde os que vendem vegetais, outros tipos de alimentos e produtos embutidos até artesãos.

Programação das feiras livres

Feira da Fartura da Vila Operária: terça-feira, das 15 às 21 horas, na Rua João Graff Schreiber, entre a Avenida Martin Luther King e a Rua Vereador José de Souza Leite.

Feira da Fartura do Jardim São Jorge: quarta-feira, das 15 às 21 horas, na Praça Márcio Correia de Lima.

Feira da Fartura do Jardim Ipê: quinta-feira, das 15 às 21 horas, na Rua José Dantas de Lima, entre as Ruas Wladislau Gaida e Altino da Silva Azeredo.

Feira da Lua: sexta-feira, das 16 às 22 horas, na Praça dos Pioneiros.

Feira da Fartura da Praça dos Pioneiros: sábado, das 5 horas da manhã até meio-dia.

Feira da Fartura da Praça dos Expedicionários: sábado, das 7 às 13 horas, no Jardim São Jorge.

Feira da Fartura: domingo, das 5 às 12 horas, na Rua Pará, entre as Ruas Antônio Felipe e Serafim Afonso Costa.