Projeto Cultura Musical vai atender 725 estudantes da rede municipal de ensino

O Projeto Cultura Musical, coordenado pelo músico João Siqueira, deve chegar a 725 estudantes da rede municipal de ensino de Paranavaí até o dia 6 de novembro. Iniciado no dia 12 de agosto na Escola Municipal Santos Dumont, o projeto atende alunos de 2º a 5º ano do ensino fundamental.
Com uma proposta bem dinâmica e com duração de duas horas, Siqueira leva o público para uma viagem por centenas de anos de história musical. O projeto é patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura de Paranavaí.
Uma mistura de palestra e espetáculo, a apresentação começa na pré-história, passando pelos movimentos mais importantes da música europeia, e chega até a música brasileira contemporânea.
Para não deixar o evento extremamente didático, Siqueira intercala o tempo todo as informações com a boa música instrumental que transmite por meio de um violão. O artista parte do princípio de que é preciso preencher a curiosidade que uma informação instiga na criança, logo a música interpretada ao vivo ajuda também a fazer com que o estudante assimile o conhecimento com mais rapidez.  
“Antes de entrar na história, gosto de começar falando da importância da música na educação”, explica o artista que já se apresentou para 595 estudantes. São alunos da Escola Municipal Santos Dumont, Escola Municipal Getúlio Vargas, Escola Municipal Cecília Meireles, Escola Municipal Professora Elza Graciotto Caselli, Escola Municipal Clemente Niehues e Escola Municipal do Campo Edith Ebiner Eckert. Agora só falta a Escola Municipal Ayrton Senna da Silva (Caic), onde 130 crianças aguardam João Siqueira no dia 6 de novembro.
“Estou satisfeito porque percebi que há um real interesse dos estudantes. Eles prestam atenção e participam ativamente. É gratificante”, admite o músico que levou para cada escola um repertório baseado em Johann Sebastian Bach, Christoph Willibald Gluck, Francisco Tárrega, Heitor Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, João Pernambuco, Américo Jacomino (Canhoto), Ary Barroso, Pixinguinha, Paulinho Nogueira, Luiz Bonfá, Chico Buarque, Caetano Veloso, Eduardo Souto Neto e Luiz Gonzaga.  
O violonista João Siqueira é segundo tenente da Polícia Militar e já teve seu trabalho musical elogiado pela Unesco, Fiat e Ministério da Educação. O reconhecimento veio após o trabalho na ação educativa “Você Apita”. Como artista, também recebeu pelo Estado de São Paulo a medalha Coronel Paulo Balagny e Medalha de Mérito Comunitário. Se tornou músico nos anos 1980, quando ingressou na PM de São Paulo. “Naquela época, eu tocava muita MPB nas noites paulistanas”, enfatiza.