Cai número de reclamações, diz ouvidoria da Prefeitura de Paranavaí

Canal de comunicação direto entre o cidadão e o governo, a Ouvidoria Municipal é um importante instrumento para a melhoria e modernização dos serviços e políticas públicas. É por meio dela que as demandas gerais da população chegam ao conhecimento da administração municipal.
Um relatório divulgado nesta semana pela Ouvidoria Municipal de Paranavaí mostra que o número de reclamações, denúncias, críticas, sugestões ou pedidos de informação realizados pela população têm diminuído ao longo dos últimos meses.
O número de resolutividade (reclamações solucionadas), por outro lado, segue aumentando, e já atinge uma média de 76% ao mês.
Para se ter uma ideia, em janeiro foram registrados 978 reclamações, denúncias, sugestões ou pedidos de informação. Em fevereiro o número caiu para 803; março fechou com 655; abril registrou 613; maio caiu para 493; junho fechou com 299; julho registrou 309 e agosto fechou com 361, totalizando mais de 4.500 protocolos até agora.
Se comparado os meses de janeiro e agosto, a redução no número de atendimentos foi de quase 64%. Segundo o levantamento, os setores que mais tiveram queda no número de reclamações foram os de iluminação pública, coleta de lixo, poda e corte de árvores, e asfalto.
Para o secretário de Infraestrutura, Eurípedes Lemes Silva, isso mostra que a Prefeitura ampliou a sua capacidade de atender as demandas da população através da compra de novos equipamentos e ampliação do parque de máquinas.
“Hoje conseguimos obedecer a um planejamento, diferente de cinco anos atrás, quando os serviços eram emergenciais. Sabemos que ainda não conseguimos resolver todo o problema, mas continuamos trabalhando e nos esforçando neste sentido. […] Com a execução deste trabalho mais planejado, a cidade tem conseguido avançar em muitos setores e, como consequência, o número de reclamações tem diminuído”, aponta Silva.
Segundo o secretário, antes as reclamações relacionadas ao asfalto eram, principalmente, de ruas esburacadas. “Hoje, grande parte dessas reclamações diz respeito aos serviços de recape e pavimentação executados por empresas terceirizadas e que apresentaram desagregação precoce, como foi o caso da Avenida Tancredo Neves. Todas essas empresas já estão sendo notificadas pelo município e terão que refazer o serviço sem custo adicional”, destaca.
As reclamações relacionadas à poda e corte de árvores – antes frequentes – também tiveram redução. “A principal reclamação era com relação à demora nas vistorias, mas agora, junto com uma empresa terceirizada, estamos conseguindo agilizar as vistorias – que acontecem em um prazo médio de 30 dias – e melhorar o sistema de encaminhamento das solicitações para a empresa responsável”, afirma Edson Hedler, secretário de Meio Ambiente.
Com relação à coleta de lixo, Hedler acredita que o principal responsável pela queda nas reclamações foi a própria população. “O cidadão saiu da sua zona de conforto e passou a entender a necessidade da destinação correta do lixo comum e do lixo reciclável. No início, muitos reclamavam desta cobrança – da separação do lixo -, mas agora a maioria já se adequou a esta nova realidade, que só tem a contribuir com o futuro da nossa cidade”, conclui o secretário.