Produtor rural de Paranavaí colhe mandioca de 26 quilos

Pensa numa mandioca. E das grandes. O produtor Euclides Volpato, da comunidade Água Geanina, em Paranavaí, colheu uma mandioca de 26 quilos.
O tamanho e o peso da raiz chamaram a atenção do técnico agrícola Ilson Jonacir Rodrigues Gomes, do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), que convidou a equipe do Diário do Noroeste para registrar a cena.
A título de comparação, cada pé de mandioca pesa em média de um quilo e meio a dois quilos. Mas para conseguir fazer a mandioca crescer tanto, o produtor não precisou utilizar qualquer produto especial. O que aconteceu foi que ele só fez a colheita depois de três anos, por isso a peculiaridade.
De acordo com Gomes, a mandioca não serve para o consumo. Não dá, por exemplo, para fritar ou fazer massa para salgadinhos, exatamente por causa do tempo que ficou sob a terra. “Está passada”, disse. Mas garantiu que poderá ser aproveitada para fazer ceva de pescaria.
Segundo o técnico agrícola, há casos em que a mandioca fica mais comprida. Em outros, mais grossa. E a natureza também pode ser bem generosa quando se trata de outras culturas. Gomes disse que, entre outras frutas, já viu laranjas e mangas maiores do que aquelas encontradas usualmente.