Comerciantes pedem mais investimentos para fortalecer o comércio na Manoel Ribas

Oito prédios comerciais com as portas fechadas.
Esta é a realidade da Rua Manoel Ribas, entre a Avenida Distrito Federal e a Rua Paraíba, no centro de Paranavaí. E motivos não faltam, conforme declarações dadas por comerciantes daquela região.
A maioria dos empresários entrevistados pela equipe do Diário do Noroeste preferiu não ser identificada, mas entre eles, alguns pontos são recorrentes. Uma das questões apontadas pelos lojistas é o fato de que o aluguel é muito elevado, o que compromete os lucros das empresas. Muitas acabam fechando.
Para o comerciante Ronaldo Antônio Nunes, outro problema precisa ser resolvido. É que o fluxo de clientes ao longo do dia é pequeno, mesmo “aqui sendo a região central da cidade”. Na opinião dele, seria necessário investir em melhorias estruturais ao longo da Rua Manoel Ribas, para tornar o local mais atrativo para os clientes.
E os empresários não falaram somente sobre mudanças nas fachadas dos prédios. Segundo outro lojista, as alterações de sentido em vias próximas àquela área da cidade – desde a implantação do sistema binário – resultaram na queda de movimento, já que o trânsito de veículos diminuiu consideravelmente.
INVESTIDORES – O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Henrique Scarabelli, disse que algumas estratégias de atração de investimentos já estão em andamento em Paranavaí. A ideia é mostrar todo o potencial econômico da cidade para grandes empresários e convencê-los de que vale a pena virem para cá.
“Estamos em contato com várias empresas”, disse o secretário. De acordo com ele, são grandes lojas de departamento, farmácias e até bares noturnos. “Mostramos os avanços econômicos de Paranavaí e as características estruturais – educação, saúde, agências bancárias e outros atrativos”. Cabe destacar que os prédios da Rua Manoel Ribas, especialmente aqueles que se encontram inutilizados, estão no mapa de possibilidades para a instalação de novos empreendimentos na cidade.
Para isso, a Prefeitura de Paranavaí conta com o apoio do Núcleo Setorial de Corretores de Imóveis, um grupo de profissionais que atuam conjuntamente para fortalecer as vendas e as locações imobiliárias na cidade. Trata-se de um projeto coordenado pela Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), o Empreender.
INCENTIVOS – Scarabelli também falou sobre as políticas de incentivos fiscais adotadas pela Administração Municipal. O Programa de Apoio e Desenvolvimento de Paranavaí (Padep) é um exemplo. A partir dele, os empresários podem ficar isentos de taxas e tributos, desde que garantam a criação de emprego ou queiram ampliar as instalações do estabelecimento.
Algumas mudanças na legislação municipal estão sendo estudadas, para garantir ainda mais vantagens aos empresários locais e aos investidores de outras cidades. A intenção, disse Scarabelli, é fortalecer cada vez mais as políticas de atração de empresas para Paranavaí.