PMs participam de atividades do “Agosto Azul”

Cerca de 120 policiais militares de Paranavaí participam das atividades da Campanha Agosto Azul (incentiva a prevenção e a promoção da Saúde do Homem). A programação é desenvolvida dentro do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM) e conta com o apoio da equipe do Programa Saúde da Família (PSF) do Posto da Zona Leste.
Durante toda essa semana os policiais assistirão palestras (com nutricionistas, médicos e educadores físicos), farão avaliações, exames laboratoriais e receberão vacinas. De acordo com a psicóloga Lilian Fernandes Lima dos Santos, as atividades fazem parte da 1ª Semana Interna de Saúde do 8º BPM.
“O comandante major Ademar Carlos Paschoal, pediu para montarmos uma programação que desperte a importância do cuidado com a saúde. Além disso, temos o objetivo de promover o bem-estar dos policiais que participam da programação em seu horário de folga”, disse a psicóloga.
A enfermeira Bruna Muller da Silva Ramos ressaltou a importância da participação dos policiais e lembrou que a programação do “Agosto Azul” está sendo oferecida para população masculina da área de atuação dos postos de saúde de Paranavaí. “Com a participação dos policiais, vamos praticamente dobrar o número de homens que estão participando da programação em nossa unidade”.
Bruna explicou que durante todo o mês foram disponibilizadas avaliações de câncer bucal, atendimento de enfermagem na aferição de pressão e de exames rápidos de HIV, sífilis e hemogramas. Também foram disponibilizadas todas as vacinas do calendário nacional de imunização.
AGOSTO AZUL – O objetivo principal da campanha é motivar uma mudança cultural para que homens procurem atendimento médico e verifiquem sua condição de saúde com mais frequência, antes que doenças se manifestem de forma mais grave.
Durante todo o mês foram disponibilizados exames simples como testes para diabetes, hipertensão, Aids e hepatite. Esse ano o tema da campanha foi “A vida vai longe sem tabaco”. Os profissionais de Saúde procuram chamar a atenção para os malefícios do uso do tabaco, um dos principais responsáveis pelas mortes das pessoas em todo o mundo.