Projeto Ler para Crescer vence prêmio em parceria com Senhoras de Rotarianos

O Projeto Ler para Crescer – de incentivo à leitura – ganhou um prêmio nacional, oferecido pela Fundação de Rotarianos de São Paulo.
O resultado foi divulgado no 25º Encontro Nacional da Amizade, em Gramado – de 14 a 16 de agosto. Conquista obtida na parceria com a Associação das Senhoras de Rotarianos de Paranavaí, que adotou o projeto em sua etapa na Escola Estadual Curitiba.  
O prêmio foi apresentado ontem ao diretor do DN, jornalista Euclides Bogoni. Esteve presente um grupo de dirigentes das Senhoras de Rotarianos. As lideranças falaram da importância da conquista e de como chegaram para emprestar apoio institucional e logístico ao Ler para Crescer.
Presidente da Associação, Nailda Pierin lembra que a decisão de apoiar o projeto se deve à relevância no incentivo à leitura. Diante disso, as associadas passaram a participar e tiveram a ideia de inscrever o Ler para Crescer no prêmio – cujo enfoque é a educação.
A partir daí, fizeram um documento detalhado, narrando as experiências positivas acumuladas. O passo seguinte foi defender o projeto junto ao Prêmio, coroando com a conquista, recorda Maria Penha Longo, integrante da Associação. Ela cita casos de crianças que mudaram a perspectiva a partir do acesso ao jornal.
Terezinha Pazinato Dal-Prá, igualmente falou da importância de valorizar projetos voltados para a educação. Nesta linha, entende, o Ler para Crescer merece todos os elogios. Ela complementa lembrando que a Associação já obteve sucesso junto ao prêmio há dois anos.
Na ocasião, foi vencedora no Projeto Novas Gerações (Redação), etapa feita em Campos do Jordão, com uma aluna também da Escola Curitiba. O prêmio acontece de dois em dois anos, explica Maria Zenir Machado da Costa, integrante da Associação e que também esteve participando do Encontro da Amizade em Gramado.
HISTÓRIA – O Ler para Crescer teve início em 2008, recorda Fátima Lopes, coordenadora do projeto. Ela informa que desde então cerca de 20 mil alunos foram beneficiados. O projeto propõe a leitura do exemplar do dia do Diário do Noroeste.
A partir daí, são feitas análises e os jovens debatem os temas. Eles também levam o jornal para casa, onde pode ser lido por toda a família. Nesta perspectiva, o Ler para Crescer já alcançou cerca de 100 mil pessoas.
Atualmente o projeto está presente em 16 escolas das redes pública e privada. Conta com apoio da classe empresarial, através das empresas parceiras. Neste ano pelo menos cinco mil alunos participam do Ler para Crescer.
Entusiasta da proposta, a diretora da Escola Estadual Curitiba, Zenaide Maria Colucci, confirma os benefícios do Ler para Crescer. Através dele, alunos têm acesso ao jornal, o que seria difícil por iniciativas pessoais. A escola tem 450 alunos do 6º ao 9º ano, divididos nos períodos da manhã e da tarde.
O diretor do DN, Euclides Bogoni, agradeceu a parceria das Senhoras de Rotarianos e lembrou que o jornal está cumprindo a sua missão social de informar e promover o debate diário dos temas relevantes para a comunidade. Disse ainda que o Ler para Crescer constitui uma das páginas mais importantes do DN na sua história quase sexagenária.