Richa garante recursos para ampliar atenção a famílias em extrema pobreza

CURITIBA – O governador Beto Richa assinou, em Brasília, contrato de financiamento no valor de US$ 68,5 milhões (em torno de R$ 156 milhões) com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Os recursos serão usados no programa Família Paranaense, que atende famílias em situação de extrema pobreza, e no programa Melhoria de Gestão Fiscal (Profisco).
Com esses recursos, o Família Paranaense atenderá mais 22 mil famílias em 156 municípios do estado. Implantado em 2012, o programa reúne ações de 18 secretarias estaduais, além dos municípios, e articula políticas públicas de várias áreas para possibilitar a promoção social das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e risco no Paraná.
Até agora, o programa já contribuiu para tirar 92 mil famílias da situação de pobreza extrema.
O programa serviu de inspiração para o plano de governo do candidato Aécio Neves, que vai criar o Família Brasileira. “Vamos ampliar os serviços oferecidos, principalmente nas áreas de saúde, educação, moradia, assistência social, trabalho e renda”, disse Richa.
Os recursos assegurados pelo convênio também permitirão avanços na gestão e na execução do Família Paranaense, com o aperfeiçoamento do sistema de informação que monitora e avalia as ações planejadas e executadas pelo programa e com a capacitação de profissionais.