Proprietários de veículos abandonados serão notificados

A partir da próxima semana, a Prefeitura de Paranavaí irá notificar e orientar os proprietários de veículos abandonados em vias públicas da cidade. O trabalho será desenvolvido de forma conjunta pela Diretoria de Trânsito (Ditran) e pela Vigilância em Saúde.
O diretor municipal de Trânsito, Gilmar Narciso Lopes, explicou que, inicialmente, a ação consistirá em localizar os veículos, identificar os proprietários e fazer a notificação. A cada um será dado prazo de 30 dias para fazer a retirada. Vencido o tempo, o veículo será adesivado e, então, poderá ser recolhido pela Prefeitura de Paranavaí.
Lopes disse que valores de multas e a finalidade dos veículos recolhidos estão sendo estudados pela equipe jurídica da Administração Municipal. Até lá, o que for retirado de ruas e avenidas da cidade será levado para o pátio da Secretaria de Infraestrutura.
Segundo ele, deverão ser levadas em conta algumas características dos veículos encontrados nas ruas e avenidas, por exemplo, se há pneus murchos, sinal de ferrugem, ausência de motor ou de bateria. Mas todas essas especificações serão citadas no parecer jurídico.
O assunto estampou as páginas do Diário do Noroeste na edição de 30 de julho (“Prefeitura pretende retirar das ruas de Paranavaí veículos abandonados”). Na ocasião, o secretário de Governo, Nivaldo Mazzin, explicou que a decisão está baseada na Lei Municipal 583, que proíbe o impedimento de qualquer meio de livre trânsito público.
A preocupação da Administração Municipal não é somente desobstruir as vias públicas da cidade, mas, também, evitar que esses veículos abandonados se tornem criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.