Vereadores Irmão Barini e Pó Royal devem pedir licença

Após zerar a pauta do Legislativo e entrar em recesso por doze dias, os vereadores da Câmara Municipal de Paranavaí retornam nesta segunda-feira aos trabalhos em plenário.
Os trabalhos devem recomeçar com mudança de cadeiras. Os vereadores Claudemir (Irmão) Barini e Roberto (Pó Royal) Cauneto Picoreli devem se licenciar para tratar de assuntos de interesse particular já que se encontram em campanha eleitoral. São candidatos a deputado estadual.
Devem assumir os suplentes Tatinha Avelar na vaga de Barini (PSC), e Odair Batista Primo (Odair Barbeiro), na vaga de Pó Royal (PSL).
Os vereadores voltam aos trabalhos enfrentando as novas regras do Regimento Interno da Casa e da Lei Orgânica do Município de Paranavaí.
Além destes assuntos, quatro novos projetos chegaram à Casa Legislativa no recesso e passam a tramitar.
A sessão ordinária será retomada a partir das 20 horas, horário regimental, com a leitura dos projetos enviados pelo Executivo os quais serão discutidos e deliberados pelo parlamento e a discussão e apreciação de dois requerimentos e nove indicações apresentadas pelos vereadores.
Segundo o presidente da Casa, Mohamad Smaili, o segundo semestre será intenso e muito produtivo, como já foi este primeiro. “Tivemos vários projetos importantes que foram amplamente debatidos por nós, parlamentares. Este ano também temos as eleições”, disse.
FICHA LIMPA – O último projeto de grande relevância para a Casa, o Ficha Limpa, aguarda a deliberação executiva, através da sanção ou veto pelo prefeito Rogério Lorenzetti.
Decorrido o prazo de quinze dias úteis, se o prefeito não sancionar, o projeto volta para a Câmara, cabendo ao legislativo sua promulgação. O prefeito já acenou por meio da imprensa que não deve sancionar o projeto.
O projeto institui a ficha limpa municipal para a nomeação de cargos comissionados da administração direta, autárquica e fundacional dos Poderes Executivo e Legislativo, no qual o cidadão para ingressar no serviço público não poderá ter condenação em segunda instância judicial em aspectos criminais, desaprovação de contas ou qualquer problema previsto na Lei Complementar Federal nº 135/2010.
Mesmo com o recesso parlamentar a Câmara realizou expediente normal de atendimento ao público.
O presidente Mohamad Smaili espera que a população participe mais ativamente das atividades legislativas, acompanhando as sessões no plenário, via rádio, ou pelo site (www.radioparanavai.com.br).
“Lembramos que a Casa está aberta à população. E que é possível verificar as ações dos vereadores e da Câmara através do site ou pelo facebook”, finalizou Mohamad.