Waldur diz que hospital de Barretos é 100% SUS e estranha campanha de arrecadação

O advogado e presidente do Conselho Municipal de Saúde de Paranavaí, Waldur Trentini, emitiu nota, ontem, dizendo-se surpreso e preocupado com matéria veiculada terça-feira, no Diário do Noroeste, sob o título “Evento em Paranavaí para arrecadar recursos para hospital do câncer, de Barretos”.
A notícia informa que uma comissão de lideranças e empresários de Paranavaí vai se reunir para decidir que evento fará para arrecadar fundos para aquele hospital do interior paulista.
Na nota, Waldur Trentini diz que o Hospital do Câncer de Barretos é mantido 100% com recursos SUS e o sistema público não autoriza a realização de campanhas de arrecadação quando a unidade de saúde é totalmente financiada pelo poder público, “como é o caso do Hospital de Barretos, pois a população já contribui através dos impostos que paga”.
O advogado Waldur Trentini participou durante três anos do Movimento Pró-Tratamento Oncológico de Paranavaí e Região, quando defendeu que o atendimento fosse público e gratuito (em Paranavaí), com recursos humanos e estrutura de Paranavaí ou da Região. Fruto desse Movimento, já há duas equipes atendendo em Paranavaí, através do SUS, informa Trentini.
O advogado se disse preocupado ao ver seu nome citado como integrante da comissão de lideranças locais que encabeçariam a campanha de arrecadação, pois sequer tinha sido consultado para isso.
“Não participo de comissão de arrecadação, não fui consultado, não autorizei a inclusão de meu nome, justamente porque defendo o serviço público e gratuito”, afirmou Trentini.
“Se alguém motivado pela consideração e solidariedade realizar uma campanha de auxílio a qualquer hospital, isso deve ser compreendido como uma questão de foro íntimo, mas a luta que travamos é para que o atendimento à saúde seja sempre público e gratuito, sem necessidade de recorrer à população, especialmente quando o hospital é mantido 100% pelo SUS, como é o Hospital de Barretos”, concluiu Trentini.
A MATÉRIA – A comissão, formada reúne empresários e lideranças de Paranavaí, tem reunião marcada para a próxima segunda-feira, 28, às 19h30, para decidir qual evento será realizado na cidade em favor do Hospital do Câncer, de Barretos (SP). A mobilização é encabeçada por Antonio Valmir Trossini, que faz tratamento naquela instituição de saúde do interior paulista.
Trossini foi quem divulgou os nomes dos integrantes da comissão, quais sejam: Adelino Gomes Fernandes, Ademir Giandoti, Alcides Laércio Campano, Antonio Lopes Rúbio, Atair Machado, Carlos Antonio Aguiar, Carlos Gomes Moraes, Carlos Molina, Cícero Lopes de Lima (Kareca), Cláudio Utiyma (Pastor Cláudio), Davi Cezar Torres, Élcio Mestriner, Genésio Feuser, Jesus Carlos P. da Penha, João Dias Lima, José Correia Farias Filho, José Galvão, Marcos Danelute, Mauricio Marinho de Oliveira, Mohamad Hassan Smaili, Paulo Hurtado Cândido, Pedro Fay Neves, Renato Bartolomei Neto, Rogério de Jesus Ferreira (Roy Jr). Na lista constava o nome do advogado Waldur Trentini.