Reitor destaca avanços na construção da universidade

O reitor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Antônio Carlos Aleixo, iniciou ontem uma sequência de reuniões em Paranavaí. O primeiro encontro foi com o grupo de pró-reitores.
Aleixo falou ao DN sobre o processo de construção da universidade durante posse dos novos coordenadores de cursos do campus Paranavaí – Unespar/Fafipa.
Ele destacou alguns avanços, tais como a constituição da universidade, seu reconhecimento e credenciamento, além da formação dos conselhos. Ele ainda lembrou que no momento a universidade ganha corpo, dando passos importantes na sua consolidação.
Sobre o fato de a reitoria estar sediada em Paranavaí, adverte que é preciso ter em mente a universidade como um todo, envolvendo os oito campi do Estado, mas destaca a importância da Fafipa como um dos grandes campi da instituição, equivalente ao de Campo Mourão em termos de estrutura e de número de estudantes.
Por outro lado, diz o reitor, União da Vitória tem o maior número de doutores e tem os seus cursos voltados para a formação de professores. E Curitiba participa com duas faculdades de artes. Este conjunto é que faz a riqueza da Unespar, reforça Antônio Carlos Aleixo, lembrando que cada campus tem importância estratégica na formação da universidade.
O reitor da Unespar falou também sobre orçamento. Ele não vê possibilidade de grande incremento orçamentário para o ano que vem, mas sugere que outras fontes vão aumentar as receitas da universidade.
Antônio Carlos Aleixo falou sobre o SISU (Sistema de Seleção Unificada) que a Unespar vai adotar para os próximos vestibulares. Serão 50% das vagas por esse sistema. A adesão dos alunos ao SISU significa receitas federais superiores a R$ 1,9 milhão.
Ainda de acordo com o reitor, a participação em programas de iniciação científica também podem representar mais verbas para a universidade. “São opções que estamos buscando”, reforçou o reitor.
NOVOS COORDENADORES – O reitor presidiu reunião com pró-reitores no período da manhã e a partir do meio da tarde no Shelton Hotel. Às 14 horas ele foi ao campus e deu posse aos novos coordenadores de cursos do campus Paranavaí.
Aleixo falou da importância das coordenações para o bom desempenho da universidade. Aproveitou para lembrar que um dos grandes desafios é criar ambiente para reduzir a evasão, um dos problemas do ensino superior e que custa caro ao Estado.
Também o diretor do campus, Elias de Souza Júnior, falou da importância das coordenações na rotina da universidade. “É um desafio, especialmente na escola pública”, resumiu.

A coordenação dos colegiados ficou assim:

Administração – Amaury de Mello;
Ciências Biológicas – Márcia Regina Royer;
Ciências Contábeis – Reginaldo Fernandes Ferreira;
Educação Física – Maria Teresa Fávero;
Enfermagem – Jaqueline Dias;
Geografia – Gilmar Aparecido Asalin;
História – Ricardo Tadeu Caires Silva;
Matemática – Valter Soares de Camargo;
Pedagogia – Fátima Aparecida de Souza Francioli;
Serviço Social – Marília Gonçalves Dal Bello.
No dia 9 deste mês o reitor nomeou os coordenadores de centros de áreas. Em Paranavaí são três:
Centro de Área de Ciências Humanas e da Educação – Nilva de Oliveira Brito dos Santos;
Centro de Área de Ciências Sociais Aplicadas – Julio Ernesto Colla;
Centro de Área de Ciências da Saúde – Maria Antonia Ramos Costa.