Hemonúcleo precisa de doadores para reforçar estoque em Paranavaí

O frio, a chuva, feriados, a Copa do Mundo. Vários fatores influenciaram a queda em até 50% no volume de doadores de sangue em Paranavaí.
A situação já melhorou, mas o Hemonúcleo Regional precisa de novos e antigos doadores para reforçar os estoques. Ontem a situação já estava normalizada em relação ao histórico com o comparecimento de cerca de 30 doadores.
Responsável técnica pelo Hemonúcleo Regional, Maria Luiza Peron confirma que houve períodos de doações muito abaixo da média de 30 doadores ao dia. Em algumas oportunidade foram somente 5 doadores em um dia, sendo que a média das últimas semanas ficou entre 8 e 16 pessoas fazendo coletas.
Embora a região não tenha sofrido risco de desabastecimento, o problema é que por causa da queda o Hemonúcleo não conseguiu participar do reforço para a região de Curitiba. O compromisso é de enviar 10% do sangue coletado, visando a segurança no abastecimento em todo o Paraná.
Curitiba adotou tal mecanismo também por conta do volume de pessoas esperadas na cidade e região metropolitana por conta da Copa do Mundo e de outros grandes eventos na capital.
Maria Luiza recomenda que as pessoas continuem fazendo o cadastro. Neste momento, quanto mais doares melhor. Ela detalha que o cadastro amplo é importante por conta de uma série de fatores. Entre elas, o rodízio natural.
Isso porque muitos doadores constantes acabam impedidos temporariamente por conta de um problema de saúde, ingestão de medicamento, viagens ou outra dificuldade. Com o cadastro maior, o Hemonúcleo pode manter contato, em caso de necessidade.
No Estado o Hemepar – Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná – está fazendo uma campanha com objetivo de aumentar em até 30% o número de doadores. O objetivo é o mesmo: evitar a falta e ampliar a segurança.
A DOAÇÃO – O processo de doação dura menos do que uma hora. Primeiramente é feito o cadastro do voluntário, que passa por uma breve triagem e por uma entrevista. Se todos os requisitos forem cumpridos, chega a hora de coletar o sangue (são aproximadamente 500 mililitros). Por fim, o doador recebe um lanche.
Para doar é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos (menores de idade precisam ir acompanhados por pais ou responsáveis legais), pesar pelo menos 50 quilos e estar bem alimentado.
Homens podem doar sangue até quatro vezes por ano, sempre respeitando o intervalo de 60 dias entre cada doação. As mulheres precisam esperar mais tempo, 90 dias, e só podem doar três vezes por ano.
SEM PROBLEMAS – Doar sangue não causa problemas de saúde e o sangue não engrossa, nem afina. Quem faz a doação não corre risco de contrair doenças infectocontagiosas, não engorda, nem emagrece.
Não pode doar sangue quem está com gripe ou resfriado, diarreia ou febre. Mulheres grávidas e aquelas que estão amamentando ficam impedidas de fazer a doação. Voluntários que fizeram tatuagem nos últimos 12 meses ou foram submetido a algum tipo de cirurgia também integram a lista de quem não pode doar sangue.
O Hemonúcleo de Paranavaí localiza-se na Rua Rio Grande do Sul, 2.390. O expediente vai de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30.