“Apagão” afetou cerca de duas mil casas em Paranavaí

Um “apagão” no final da tarde de sexta-feira deixou cerca de duas mil casas, em Paranavaí, sem energia elétrica.
A queda de energia elétrica ocorreu quando era disputado o segundo tempo do jogo do Brasil pelas quartas de final da Copa do Mundo.
Os indícios apontam para um ato criminoso e o caso será investigado. Uma barra de ferro teria sido jogada nas instalações da subestação da Copel, no Jardim São Jorge, saída para Nova Aliança, afetando parte da rede.
A empresa confirmou neste sábado que a falta de energia elétrica atingiu as regiões do Jardim Santos Dumont, Avenida Heitor Furtado (região dos armazéns do antigo IBC), Rua Pernambuco e áreas próximas.
Com incidente dessa natureza, o sistema desliga automaticamente e religa da mesma forma. A retomada do fornecimento se dá em escalas de prioridades, já programadas.
A região da TV Imagem/RPC (transmissora do jogo do Brasil na Copa), por exemplo, foi a primeira a ser religada, o que abrange também o Santos Dumont. Elas compõem as chamadas necessidades estratégicas, e por isso, com formas de alimentação alternativa.
Nesta mesma condição estratégica estão regiões de unidades de saúde – PA e Santa Casa – além de áreas industriais. Outras áreas afetadas fora desse perímetro ficaram sem energia durante praticamente todo o segundo tempo do jogo.
Um funcionário da Copel confirmou que as outras regiões tiveram o abastecimento interrompido por mais tempo porque, preventivamente, algumas redes foram verificadas por equipes em campo, visando constatar eventual queda de fios. Não houve redes rompidas.
O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, major Ademar Carlos Paschoal, confirmou que uma equipe de policiais deu apoio aos funcionários da estatal de energia, mas num primeiro momento não houve o registro de ocorrência por parte da Copel.
Também na Polícia Civil não havia registro até a manhã de ontem. Caso seja identificada, a pessoa que teria jogado o objeto na rede pode responder pelos prejuízos causados. A Copel deve formalizar a denúncia amanhã.