Procon volta a fiscalizar agências bancárias

O Procon de Paranavaí voltou a fiscalizar agências bancárias. Ontem foram visitados oito estabelecimentos com verificação de tempo de espera nas filas e outros itens de aplicação obrigatória. Hoje a fiscalização deverá ter sequência.
A coordenadora do Procon, Aline Cruz de Campos Garcia, informa que todas as agências atenderam dentro do limite máximo de espera – 30 minutos, previstos na legislação municipal.
Uma agência foi notificada por descumprir a lei estadual que determina a colocação de placas indicando os locais de banheiros para uso de clientes. A multa é de R$ 1 mil, valor já previsto na referida lei.
Aline explica que na última visita dos fiscais todos os estabelecimentos foram informados sobre a legislação e ganharam 30 dias para fixar as placas indicativas. A empresa notificada ontem não cumpriu a recomendação, feita no dia 22 de maio.
Quanto ao tempo de espera, a legislação municipal estabelece que o consumidor não pode esperar mais do que vinte minutos. A exceção é para os cinco primeiros dias úteis de cada mês, o dia dez de cada mês ou o primeiro dia subsequente e nos anteriores e posteriores aos feriados. Nestes casos, conforme ocorreu ontem, a tolerância é ampliada para trinta minutos.
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon. Para embasar a denúncia, basta retirar a senha e pedir autenticação comprovando o tempo de espera. Informações complementares podem ser obtidas na sede do Procon – Rua Antônio Felipe, 917 – telefones (44) – 3902-1055 e 3902-1056.