Cooperativa mirim recebe parceiros de Maringá para troca de experiências

A Coopercriança – Cooperativa Mirim da Casa da Criança de Paranavaí – é pioneira no Paraná e uma referência para outras cidades. Jovens e coordenadores adultos da recém-formada Cooperativa Mirim “O Mundo em Nossas Mãos”, de Maringá, estiveram ontem em Paranavaí conhecendo a experiência da Coopercriança. Um intercâmbio que vai representar avanços para ambas, ou seja, conquistas das crianças e adolescentes. As duas iniciativas cooperativistas têm uma marca comum: apoio institucional do Sicoob.
Constituída formalmente neste mês, a cooperativa maringaense é composta por jovens do Lar Escola da Criança, uma entidade que trabalha no contraturno escolar. A presidente, irmã Elizete Maria, reitera a importância do intercâmbio. Através da troca de experiência, os jovens serão estimulados, aproveitando o que há de positivo nas duas iniciativas.
A Coopercriança de Paranavaí foi constituída há cerca de três anos e já está consolidada. Os jovens produzem artesanato e desenvolvem os princípios do cooperativismo. Parte do resultado – 60% – é depositada na conta de poupança dos jovens. Além disso, 20% são para a compra de matéria-prima e outros 20% para custear o projeto pela Casa da Criança.
Mas, o ganho maior não é financeiro. Gerente de Planejamento e Expansão do Sicoob Noroeste, Alessandro Arrais Rodrigues explica que o mais importante é desenvolver o espírito de cooperação, ou seja, ajuda mútua entre os jovens. Ele aponta o desenvolvimento das crianças e adolescentes.
Além das habilidades artísticas, os cooperados mirins têm noções de profissionalização (na perspectiva lúdica), bem como importantes bases de educação financeira, que carregarão para toda a vida. Para o Sicoob, o ganho é o desenvolvimento da comunidade, uma das razões da sua existência.
Diretora da Casa da Criança, irmã Gracinda da Piedade Alberto testemunha o ganho dos jovens em desenvolvimento no aprendizado e de comportamento. Muitos eram agitados e hoje são modelos de comportamento, graças aos aprendizados na cooperativa mirim.
Antecipar etapas, aproveitando o caminho já percorrido pela Coopercriança. Essa foi uma das razões para a visita da cooperativa maringaense. Presidente do Lar Escola Casa da Criança de Maringá, irmã Elizete Maria informa que a troca de informações será importante para o crescimento, especialmente neste momento de fundação e consolidação. A cooperativa conta com 15 jovens, a partir dos 10 anos de idade.
Esse pensamento é compartilhado pela presidente da cooperativa mirim, estudante Laiza Moreira dos Santos. Ela também “abre as portas” da sua cooperativa para a visita dos colegas paranavaienses. “É uma troca muito bacana”, simplifica.
Igual empolgação é demonstrada pela presidente da Coopercriança de Paranavaí, estudante Andreina Vitória Oliveira de Araújo. Ela se encarregou de apresentar a cooperativa, ao lado dos demais associados. Andreina deve integrar o grupo que vai a Maringá para conhecer a cooperativa daquela cidade.
O projeto de cooperativas mirins é liderado pelo Sicoob no Estado. Analista de projetos do Instituto Sicoob Paraná, Júlia Fagan confirma que a visita tem o objetivo de conhecer a metodologia e o caminho percorrido pela Coopercriança, referência no Estado.
Adilso Carniel, assessor administrativo do Sicoob Metropolitano de Maringá, fala da disposição da cooperativa para disseminar as boas práticas entre crianças e adolescentes, estimulando o associativismo e a educação financeira, bem como noções de profissionalização.