Com superlotação da Santa Casa, PA tem fila de pacientes a espera de vagas

Ontem à tarde o Pronto Atendimento (PA) de Paranavaí tinha 18 pessoas a espera de vagas em hospital. São pacientes encaminhados para diversas especialidades, aguardando liberação por parte da Central de Leitos do Governo do Estado. Alguns estão em estado grave.
O diretor do PA, Jair Queiroz confirma que as pessoas são acomodadas de forma emergencial, ocupando os leitos da unidade que deveriam estar disponíveis para procedimentos tais como tomar soro e outros monitoramentos.
Dentre os pacientes internados de forma improvisada está um caso muito grave de problemas vasculares. Amputado de uma das pernas, o paciente corria risco de perder a outra. Por isso, a família se mobilizava na busca desesperada por um leito.
O caso repercutiu, inclusive, na Rádio Transamérica ontem, através do Programa Mohamad Smaili.  Outros cinco pacientes estão na fila para internar com problemas vasculares.
Há ainda, conforme o diretor, quatro casos de pneumonia, pacientes que requerem cuidados especiais, entre outros com insuficiência hepática (fígado) e renal. Também chamam a atenção um paciente com indicação para internar em UTI – Unidade de Terapia Intensiva – e outro com problemas cardíacos.
Queiroz confirma que a situação é delicada, mas justifica que vem fazendo grande esforço para encaminhar. O problema é que sempre esbarra na liberação de vagas, ofertadas através da Central de Leitos. A maioria dos pacientes aguarda há três dias. Um chama a atenção em particular por estar há sete dias internado no PA.