Com mais rigor no acolhimento de pacientes, PA já consegue registrar redução na fila de espera
Com apenas três dias da implantação de 100% de cobertura do Saúde da Família em Paranavaí e mudanças no acolhimento de pacientes no Pronto Atendimento Municipal (PA), já foi possível registrar quase 20% de redução no número de pessoas que procuraram o pronto socorro nos últimos dias.
Os números são da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com Jair Queiroz, diretor do PA, o número de atendimentos nos turnos da manhã e da tarde (das 7 às 19 horas) caiu de 108 na segunda-feira do dia 9 de junho para 89 atendimentos na última segunda-feira. Na terça-feira passada foram 91 atendimentos contra 74 nesta terça-feira.
“Tivemos uma melhora significativa na fila de espera do PA e isso pode ser atribuído a uma série de fatores que inclui desde a implantação das novas equipes do Saúde da Família até a adoção de um acolhimento mais rigoroso, que prioriza o atendimento pela gravidade do quadro”, comenta Jair.
Ele explica que o acolhimento é feito por enfermeiros preparados que fazem a avaliação de risco e a classificação de urgência ou emergência. Caso não seja constatada a necessidade urgente de atendimento, o próprio enfermeiro entra em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência do paciente para agendar uma consulta com o médico do posto.
“Acreditamos que ainda vai levar um tempo para a população se acostumar com esse novo formato, mas uma vez que isso acontecer será favorável para todos os usuários”, conclui o diretor.
SAÚDE PARA TODOS – O Programa Saúde Para Todos, que garante cobertura de Saúde da Família para toda a população, foi lançado no último dia 13 de junho como parte do Plano de Ações Integradas da Saúde (PAI – Saúde). Graça a essa iniciativa, todo paranavaiense agora pode contar com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para atendimento médico. Sendo assim, as unidades passam a cumprir sua função de porta de entrada ao sistema público de saúde, não sendo mais necessário o atendimento básico no Pronto Atendimento, que permanece aberto 24 por dia apenas para urgências e emergências.
Os números são da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com Jair Queiroz, diretor do PA, o número de atendimentos nos turnos da manhã e da tarde (das 7 às 19 horas) caiu de 108 na segunda-feira do dia 9 de junho para 89 atendimentos na última segunda-feira. Na terça-feira passada foram 91 atendimentos contra 74 nesta terça-feira.
“Tivemos uma melhora significativa na fila de espera do PA e isso pode ser atribuído a uma série de fatores que inclui desde a implantação das novas equipes do Saúde da Família até a adoção de um acolhimento mais rigoroso, que prioriza o atendimento pela gravidade do quadro”, comenta Jair.
Ele explica que o acolhimento é feito por enfermeiros preparados que fazem a avaliação de risco e a classificação de urgência ou emergência. Caso não seja constatada a necessidade urgente de atendimento, o próprio enfermeiro entra em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência do paciente para agendar uma consulta com o médico do posto.
“Acreditamos que ainda vai levar um tempo para a população se acostumar com esse novo formato, mas uma vez que isso acontecer será favorável para todos os usuários”, conclui o diretor.
SAÚDE PARA TODOS – O Programa Saúde Para Todos, que garante cobertura de Saúde da Família para toda a população, foi lançado no último dia 13 de junho como parte do Plano de Ações Integradas da Saúde (PAI – Saúde). Graça a essa iniciativa, todo paranavaiense agora pode contar com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para atendimento médico. Sendo assim, as unidades passam a cumprir sua função de porta de entrada ao sistema público de saúde, não sendo mais necessário o atendimento básico no Pronto Atendimento, que permanece aberto 24 por dia apenas para urgências e emergências.