Brinquedos de creche são destruídos por vândalos

Parte dos brinquedos do parque infantil da creche localizada ao lado do Caic, na Vila Operária, em Paranavaí, foram destruídos por vândalos. O caso ocorreu no último final de semana. Seis bicicletas foram quebradas e duas furtadas. A polícia investiga o caso e ainda não tem suspeitos.
De acordo com a supervisora Márcia Regina Rodrigues, o local tinha sido reformado e os brinquedos instalados há menos de 15 dias. Tudo foi feito com recursos de bazares de roupas promovidos pelos pais dos alunos. “Trabalhamos desde o início do ano em parceria com a comunidade. É revoltante ver todo o trabalho acabar assim”.
O Centro de Educação Infantil tem 200 crianças com idade de zero a cinco anos. A direção deverá fazer novas promoções para arrecadar dinheiro visando consertar os estragos promovidos pelos vândalos.
EDUCAÇÃO E SEGURANÇA – O vandalismo e furtos nas escolas de Paranavaí foi tema de reunião no último dia 3, na Prefeitura que junto com a polícia, estuda medidas para acabar com o problema. O soldado Antônio Santos, do Batalhão de Polícia Escolar (BPEC) da PM, disse que as invasões e vandalismos estão ocorrendo principalmente nos finais de semana e são praticadas por crianças entre 10 e 13 anos de idade.
Foi sugerida a realização de palestras com os pais e a comunidade no entorno das escolas com o objetivo de pedir o apoio no trabalho de fiscalização.
“As escolas são patrimônios públicos e cada invasão seguida de atos de vandalismo traz muitos prejuízos, não só para os cofres públicos, mas também para os professores, os alunos, que ficam com um ambiente sujo, quebrado e sem vários recursos materiais (que são furtados) para poder estudar”, apontou a secretária de Educação, Aparecida Gonçalves.
A secretária Cida comentou ainda que algumas escolas têm sido alvos mais constantes das invasões, como a Ilda Campano, Getúlio Vargas e Noêmia Ribeiro do Amaral.