Escritor Nilson Monteiro ministra palestra sobre linguagem regional no Teatro Altino Costa

Hoje, às 15h30, o 6º Fórum de Cultura de Paranavaí prossegue na Biblioteca Cidadã Boulivar Penha, no Conjunto Tania Mara, na Vila Operária, com uma roda de causos baseados no livro “Memória e Oralidade – Narrativas da Microrregião do Extremo-Noroeste do Paraná”, da professora Elmita Simonetti Pires.
Enquanto um grupo de atores narram os causos, a dupla Clayton Viola e Cidão, de música sertaneja raiz, vai ser a responsável pela ambientação sonora, transportando o público para um universo bucólico e rural. Desde que foi lançado no ano passado, o livro se tornou uma importante referência de pesquisa e fruição para professores, estudantes e leitores interessados pela cultura regionalista.
A obra impressa, que levou quatro anos para ser concluída, vem acompanhada de um encarte com DVD. “Em material cultural, folclórico, a região é muito rica, então eu fui ingênua em achar que seria possível concluir esse trabalho em apenas dois anos. São muitos costumes, ideais e crenças”, comenta Elmita Simonetti que contou com o empenho de uma equipe de estudantes e professores. São colaboradores que fizeram muitas viagens por cidades da região para ouvir as histórias fantásticas narradas por pessoas comuns.  
Às 20h30, o Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa recebe a palestra “A Literatura e a Linguagem Regional”, com o escritor e jornalista Nilson Monteiro, um paulistano que se tornou londrinense por vocação e hoje vive em Curitiba. Além de falar abertamente, sem formalidades, sobre os dois assuntos que estão profundamente relacionados, Monteiro também vai lançar em Paranavaí o “Mugido de Trem”, seu novo livro e primeiro romance. Ingressos: Todos os eventos têm entrada gratuita