“A saúde preventiva ainda é a melhor saída para a saúde pública”, avalia Lorenzetti

“Para ter saúde as pessoas não precisam esperar ficar doentes. A saúde preventiva ainda é a melhor saída para a saúde pública, porque ela é eficiente, indolor e barata. A saúde curativa é cara, dolorida e nem sempre tem a eficiência desejada”, disse ontem o prefeito Rogério Lorenzetti durante a solenidade de inauguração da segunda UBS do Jardim Ipê.
“E é nesse sentido de investir na saúde preventiva que entram em ação os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), as equipes de médicos e enfermeiros do Estratégia Saúde da Família (ESF), porque eles têm acesso à casa das pessoas, a orientar a população para hábitos saudáveis e outras medidas que as ajudem a não ficar doente tão facilmente. E foi por isso que a Prefeitura se empenhou em abrir esta segunda Unidade Básica de Saúde no Jardim Ipê, entendendo a importância da cobertura das equipes do ESF e de atender com ainda mais qualidade à população”, completou Rogério Lorenzetti.
O prefeito destacou ainda que em Paranavaí mais de 18 mil pessoas são atendidas pelo sistema público de Saúde todos os meses.
“Pelo menos 2 mil pessoas por mês são atendidas com especialidades através do município. Poucas cidades do mesmo porte de Paranavaí conseguem oferecer um serviço básico de qualidade como aqui. Há dificuldades? Certamente. Mas podemos nos orgulhar de que todas as pessoas têm acesso ao atendimento em saúde na nossa cidade; alguns com solução mais rápida do que outros. Mas os serviços estão disponíveis”, frisou.
O secretário de Saúde, Agamenon Arruda de Souza, agradeceu o comprometimento e dedicação dos servidores no atendimento à população.
“Cada um de vocês que trabalha aqui ou em qualquer outro setor da Saúde, tem buscado dar o seu melhor pela comunidade. A coisa pública é complicada, burocrática e muitas vezes demorada. Tudo só é conseguido depois de muita luta. Mas quanto mais lutamos, mais temos vontade de fazer com que as coisas aconteçam e melhorem. Este é um local espaçoso, estruturado, e estamos certos de que vai melhorar muito a vida dos moradores que precisam de atendimento no sistema público de Saúde”, concluiu.
Para a enfermeira Fernanda Gatti, coordenadora da nova UBS do Jardim Ipê, o segundo posto de saúde vem para solucionar a mais um anseio da comunidade.
“Antes o atendimento da população através do ESF era comprometido pela falta de espaço físico. Só temos a agradecer à administração municipal por viabilizar este espaço e nos ajudar a melhorar o atendimento aos nossos pacientes”, apontou.
A segunda UBS do Jardim Ipê também fica na Rua Antônio Erédia Molina, em uma casa locada pela Prefeitura, e vai funcionar com recursos do PMAQ-AB (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica).
O novo postinho, já em funcionamento desde o início da semana, conta com duas equipes completas do ESF (Estratégia Saúde da Família) – dois médicos, dois enfermeiros, dois dentistas e 20 Agentes Comunitários de Saúde – que prestarão atendimento médico, odontológico e de enfermagem para moradores de cinco bairros: Jardins Ipê, Simara, Alvorada do Sul, Antigo Aeroporto e Panorama. A estimativa é de que a nova UBS preste atendimento a uma população de aproximadamente 8 mil pessoas.